PUBLICIDADE

EUA enviam ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina

Governos informaram sobre o fornecimento do remédio cujos testes foram suspensos pela OMS por preocupações com a segurança

31 mai 2020 - 19h10
(atualizado às 20h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Os Estados Unidos forneceram ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina para uso contra o coronavírus, informaram os dois governos neste domingo, apesar dos alertas médicos sobre os riscos associados ao medicamento contra a malária.

EUA enviam ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina
EUA enviam ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina
Foto: George Frey / Reuters

A Casa Branca divulgou um comunicado conjunto sobre o medicamento, cujo uso tem sido defendido tanto pelo presidente Jair Bolsonaro quanto pelo presidente dos EUA, Donald Trump, poucos dias depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspender os testes do medicamento em pacientes de covid-19 por preocupações com a segurança.

O próprio Trump disse em meados de maio que estava tomando hidroxicloroquina como medida de prevenção contra o coronavírus.

Bolsonaro disse ter uma "caixinha" do remédio guardada caso sua mãe de 93 anos necessite.

"O povo brasileiro e o povo norte-americano solidarizam-se na luta contra o coronavírus", disse o comunicado. "Anunciamos que o governo dos EUA entregou dois milhões de doses de hidroxicloroquina (HCQ) para a população do Brasil. Os Estados Unidos também enviarão em breve 1000 ventiladores para o Brasil."

"A HCQ será usada como profilático para ajudar a defender enfermeiros, médicos e profissionais de saúde do Brasil contra o vírus. Ela também será utilizada no tratamento de brasileiros infectados", completou a nota.

Os dois países também realizarão um esforço de pesquisa conjunto que incluirá "testes clínicos controlados randomizados", de acordo com o comunicado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade