PUBLICIDADE

Coronavírus

Estúdios de Abbey Road reabrem após hiato da Covid-19

4 jun 2020 - 15h03
Compartilhar
Exibir comentários

Mundialmente famosos, os estúdios de Abbey Road de Londres, que fecharam as portas pela primeira vez em sua história de 90 anos durante o isolamento do coronavírus, reabriram nesta quinta-feira.

Integrante da Orquestra Filarmômica Real entra nos estúdios reabertos de Abbey Road
04/06/2020
REUTERS/Hannah McKay
Integrante da Orquestra Filarmômica Real entra nos estúdios reabertos de Abbey Road 04/06/2020 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

Celebradas por gravar nomes como Edward Elgar, os Beatles e Lady Gaga, as mesas de mixagem dos estúdios foram ligadas para uma sessão da aclamada cantora de jazz norte-americana Melody Gardot --mantendo o distanciamento social.

"Não paramos nem por uma Guerra Mundial, então parece um momento verdadeiro para voltar", disse Isabel Garvey, gerente-diretora dos Estúdios Abbey Road, à Reuters.

A indústria musical foi uma das mais afetadas pelo isolamento do coronavírus, adotado no Reino Unido no dia 23 de março. Muitos de seus trabalhadores foram privados de programas de apoio estatal durante a paralisação por causa da natureza irregular da atividade musical.

Garvey disse que cerca de metade da equipe de Abbey Road não foi capaz de trabalhar fora do edifício durante o isolamento.

"Acho que a música segurou as pessoas nas 10, 11 últimas semanas de isolamento", disse ela.

"Por isso, ver os artistas de volta gravando, fazendo música novamente, possivelmente até se identificando com a experiência que tiveram, é uma sensação muito boa. Precisamos disso como humanos, acho."

A sessão de gravação de Gardot ofereceu um possível vislumbre do futuro da produção musical em um mundo pós-Covid.

A jazzista participou remotamente de Paris, e seu produtor, Larry Klein, de Los Angeles. Ambos apareceram em telões enquanto a Orquestra Filarmônica Real se reunia em Abbey Road pela primeira vez desde o isolamento.

"Estamos usando o melhor da tecnologia e dos músicos no local para fazer a coisa toda funcionar", explicou Garvey.

Gardot disse ser uma honra se tornar a primeira artista a gravar em Abbey Road desde sua reabertura. "Parece que estamos tocando a história", disse.

Inaugurados por Elgar em 1931, os estúdios têm uma lista robusta de agendamentos, mas as medidas de distanciamento social implicam em certas limitações --particularmente para grandes orquestras presentes com frequência para a gravação de trilhas sonoras de filmes importantes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade