PUBLICIDADE

Coronavírus

Espanha cogita afrouxar isolamento em maio

País permitirá a saída de menores de 14 anos para realizar caminhadas

22 abr 2020 - 12h15
(atualizado às 13h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Pais espanhóis aliviados comemoraram nesta quarta-feira uma decisão que permitirá que as crianças saiam para caminhadas curtas pela primeira vez em mais de um mês, e o governo cogita um afrouxamento mais amplo de um dos isolamentos de coronavírus mais rigorosos do mundo no final de maio.

Playground infantil fechado em Madri por causa do coronavírus
15/04/2020 REUTERS/Susana Vera
Playground infantil fechado em Madri por causa do coronavírus 15/04/2020 REUTERS/Susana Vera
Foto: Reuters

Com 208.389 infecções, a segunda maior taxa global, e um total de 21.717 mortos, o segundo maior da Europa, a Espanha adotou restrições duras, que incluem uma proibição polêmica à saída de crianças de casa desde meados de março.

Mas na noite de terça-feira, o governo se curvou à pressão pública e disse que os menores de 14 anos poderão fazer caminhadas curtas sob supervisão a partir do final de semana.

Inicialmente, o gabinete informou que as crianças só poderiam acompanhar os pais para comprar comida ou remédios, provocando uma reação negativa nas redes sociais e panelaços nas sacadas. Os pais acolheram a medida, mas ela chegou tarde para alguns, estressados depois de quase seis semanas recolhidos em casa.

"A escalada de ansiedade, chiliques, comportamento irascível... vem em um crescendo", afirmou o doutor Iban Onandia, neuropsicólogo de 35 anos da província basca de Bizkaia, acrescentando que as crianças pagaram um preço "indecente" durante o isolamento.

"A verdade é que o sistema educacional que temos não está à altura do serviço, porque deixou muitas crianças por sua própria conta, incluindo as minhas", acrescentou o pai de duas crianças de quatro e dois anos.

Ramon Motta, um gerente de restaurante de Madri que tem duas filhas, Carla, de 11 anos, e Ariadna, de 8 anos, chegou a montar uma barraca no apartamento de quinto andar da família para entretê-las.

"Temos Disney +, Netflix e videogames, mas ninguém quer que os filhos passem cinco, seis, sete horas diante de uma tela, mas ao mesmo tempo não há muito mais para se fazer", argumentou. "Depois de tanto tempo trancados, filhos e pais começam a perder a paciência muito rapidamente. Algumas vezes Carla teve um chilique."

Aos 100 dias de sua coalizão de esquerda no poder, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, pediu aprovação parlamentar para prolongar o estado de emergência até 9 de maio - a terceira prorrogação do tipo.

Como a epidemia parece ter passado do pico, o isolamento pode começar a ser relaxado no final de maio, mas as medidas serão amenizadas gradualmente, disse ele aos parlamentares.

Veja também:

'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade