PUBLICIDADE

Coronavírus

Entidades pedem ao STF suspensão do uso da cloroquina

Protocolo do Ministério da Saúde permite que a classe de drogas seja aplicada em pacientes com covid-19, mesmo em casos mais leves

28 mai 2020 - 22h11
(atualizado em 29/5/2020 às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde (CNTS) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos pediu nesta quinta-feira, 29, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão imediata do protocolo do Ministério da Saúde que permite o uso da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, mesmo para casos leves da doença.

26/05/2020
REUTERS/Diego Vara
26/05/2020 REUTERS/Diego Vara
Foto: Reuters

No pedido, segundo nota, os autores argumentam que é crescente o número de estudos que apontam não haver benefício no uso dessa classe de drogas e citam publicação recente da revista The Lancet "apontando a ineficácia do medicamento e o aumento de riscos à vida dos pacientes".

Para a advogada Juliana Vieira dos Santos, a medida é necessária, uma vez que todo o protocolo apresentado pelo Ministério da Justiça não encontra respaldo científico.

"Os estudos mais sérios até agora já feitos, seguindo todas as diretrizes médicas e científicas, mostrou que além de não ter eficácia comprovada contra a Covid-19, o uso da hidroxicloroquina e da cloroquina pode acarretar no aumento do risco de morte das pessoas que apresentam comorbidades e maior vulnerabilidade à doença", afirma a sócia do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados, que assina a peça.

A mudança do protocolo ocorreu após pressão do presidente Jair Bolsonaro e foi uma das causas da saída de Nelson Teich do comando do Ministério da Saúde.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade