PUBLICIDADE

Confiança empresarial alemã piora com gargalos de oferta e onda de Covid-19

24 nov 2021 08h03
ver comentários
Publicidade

A confiança empresarial alemã se deteriorou pelo quinto mês seguido em novembro, uma vez que os gargalos de oferta na indústria e um salto nas infecções por coronavírus pioraram as perspectivas de crescimento econômico, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.

O instituto Ifo informou que seu índice de clima de negócios caiu a 96,5, de 97,7 em outubro. Pesquisa da Reuters com analistas apontava para uma leitura de 96,6 em novembro.

"Gargalos de oferta e a quarta onda do coronavírus estão desafiando as empresas alemãs", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.

Os executivos estavam menos satisfeitos com a situação atual de seus negócios e suas expectativas para os próximos seis meses eram mais pessimistas, mostrou a pesquisa.

Apesar de encomendas recordes, as montadoras e outras indústrias alemãs estão sendo forçadas a reduzir a produção devido a uma falta de matéria-prima e bens intermediários, como microchips.

O economista do Ifo Klaus Wohlrabe afirmou que a economia deve estagnar no quarto trimestre, já que os gargalos de oferta não mostram sinais de diminuição.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade