PUBLICIDADE

Câmara regulamenta telemedicina durante crise do coronavírus

Enquanto durar a crise do coronavírus, será permitida a interpretação de exames e a emissão de laudos a distância

25 mar 2020 - 23h35
(atualizado em 26/3/2020 às 07h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados aprovou, em sessão virtual nesta quarta-feira, 25, projeto que regulamenta a telemedicina. O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), queria votar um auxílio emergencial para os trabalhadores informais durante a crise do novo coronavírus, em projeto relatado pelo deputado Marcelo Aro (PP-MG), mas essa matéria deverá ser votada na sessão de quinta-feira, agendada para as 15h.

Rodrigo Maia durante a primeira sessão virtual da Câmara. Ele e alguns parlamentares estavam na Casa
Rodrigo Maia durante a primeira sessão virtual da Câmara. Ele e alguns parlamentares estavam na Casa
Foto: TV Câmara / Reprodução / Estadão Conteúdo

O projeto aprovado, de autoria da deputada Adriana Ventura (NOVO-SP), autoriza o uso da telemedicina no Brasil em quaisquer atividades da área de saúde, enquanto durar a crise da Covid-19. Para Ventura, este é um momento fundamental para usar a tecnologia a favor da medicina.

A telemedicina oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância. Por sua capacidade de agilizar processos urgentes e encurtar distâncias, a ideia é usar a telemedicina como ferramenta de enfrentamento da pandemia de coronavírus no Brasil.

Em ofício enviado ao Ministério da Saúde no dia 19 de março, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já havia dado aval médico para a liberação da telemedicina no país. Documento assinado pelo presidente do conselho, Mauro Luiz de Britto Ribeiro, detalha modalidades que a entidade passou a permitir durante o combate ao coronavírus, como a teleorientação, o telemonitoramento do paciente e a teleinterconsulta, usada para a troca de informações e opiniões entre médicos para auxílio diagnóstico.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade