PUBLICIDADE

Coronavírus

BC da Índia corta taxa de juros de novo em reunião emergencial para aliviar impacto de vírus

22 mai 2020 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

O banco central da Índia reduziu nesta sexta-feira sua principal taxa de juros pela segunda vez este ano, em uma reunião de emergência para combater o impacto de uma quarentena de dois meses contra a disseminação de novo coronavírus.

Presidente do BC da  Índia, Shaktikanta Das. REUTERS/Francis Mascarenhas
Presidente do BC da Índia, Shaktikanta Das. REUTERS/Francis Mascarenhas
Foto: Reuters

O banco central também prorrogou uma moratória dos empréstimos para um total de seis meses depois que o presidente da autarquia, Shaktikanta Das, disse que a economia deve contrair no ano fiscal de 2020/21.

O banco central cortou a taxa de recompra em 40 pontos-base, para uma mínima histórica de 4%. A taxa de recompra reversa também foi reduzida em 40 pontos-base, para 3,35%.

O banco central cortou a taxa de recompra em um total de 115 pontos-base desde o início da quarentena no final de março.

"O Comitê de Política Monetária votou pela redução da taxa de recompra e pela manutenção da postura expansionista da política monetária pelo tempo necessário, a fim de revitalizar o crescimento e mitigar o impacto do Covid-19, garantindo que a inflação permaneça dentro da meta", afirmou Das.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade