0

Coreia do Sul aceita nova reunião com Norte

13 jan 2018
13h34
  • separator
  • comentários

Seul acolheu a proposta de novo encontro, para tratar detalhes sobre os planos de Pyongyang para enviar um grupo artístico ao país vizinho durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang.A Coreia do Sul aceitou neste sábado (13/01) voltar a se reunir na segunda-feira com representantes da Coreia do Norte para falar sobre os planos de Pyongyang de enviar um grupo artístico ao país vizinho durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, no próximo mês.

Negociados de ambos os países se cumprimentam durante primeiro encontro em dois anos
Negociados de ambos os países se cumprimentam durante primeiro encontro em dois anos
Foto: DW / Deutsche Welle

O Ministério de Unificação de Seul aceitou a proposta feita pelo regime norte-coreano de realizar um novo encontro em Tongilgak, um edifício situado no lado norte-coreano da aldeia de Panmunjom, na fronteira militarizada, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

Pyongyang se ofereceu para enviar quatro representantes artísticos, entre eles um diretor de orquestra, enquanto Seul planeja mandar uma delegação também de quatro membros, encabeçada pelo chefe do escritório de política cultural e artística do Ministério da Cultura, Lee Woo-sung.

O governo sul-coreano também pediu ao país vizinho que responda o mais rápido possível à oferta realizada na sexta-feira para outro encontro - proposto para acontecer também na segunda-feira - para tratar da participação de atletas norte-coreanos nos Jogos de Inverno.

Leia mais

Presidente sul-coreano cogita encontro com Kim

"Iniciativa está de novo com as Coreias"

Durante a reunião na terça-feira passada, a primeira em mais de dois anos, Pyongyang disse que enviará uma delegação governamental a Pyeongchang, assim como animadores, grupos artísticos e atletas, ainda que não tenha confirmado se estes competiriam.

Apesar da predisposição da Coreia do Norte de comparecer aos Jogos, Seul e Pyongyang ainda têm que determinar os detalhes da participação.

Entre os principais pontos a serem acertados, estão o modo como os norte-coreanos viajariam para a Coreia do Sul - se for por terra, isso requereria um acordo militar - e como seriam cobertas as despesas da missão, já que financiar a participação dos norte-coreanos pode ir contra as sanções que pesam sobre o regime, por seus programas armamentistas.

Além do seu compromisso para facilitar a participação norte-coreana nos Jogos de Inverno, os dois países se mostraram de acordo, durante a última reunião, em realizar conversas no plano militar.

Na reunião, a Coreia do Norte também informou à Coreia do Sul que reabriu uma de sua linhas de comunicação militar com o país vizinho.

Trata-se da linha destinada a comunicações militares na região em torno do Mar Amarelo (chamado de Mar do Oeste nas duas Coreias) e que, da mesma forma que as demais vias de comunicação entre os dois países, permanecia inutilizada há quase dois anos, por decisão do Norte.

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade