PUBLICIDADE

Conselheiros políticos terão discussões sobre a Ucrânia em "formato Normandia" em Paris

22 jan 2022 13h26
ver comentários
Publicidade

Conselheiros políticos de Rússia, Ucrânia, França e Alemanha realizarão discussões sobre o leste da Ucrânia em Paris em 25 de janeiro, afirmou uma fonte do governo do presidente russo Vladimir Putin neste sábado.

As conversar se darão no "formato Normandia", que traz Ucrânia e Rússia à mesa de negociações, com a mediação da Alemanha e da França.

Mykhailo Podolyak, conselheiro do principal negociador ucraniano Andriy Yermak, confirmou que uma reunião em Paris estava planejada, mas disse à Reuters que a data preliminar era 26 de janeiro.

As negociações são planejadas em meio a tensões elevadas entre a Rússia e o Ocidente por causa da Ucrânia.

Países ocidentais estão preocupados com a movimentação militar da Rússia na fronteira e alertaram para severas consequências econômicas se ela invadir o país vizinho. A Rússia nega que esteja planejando invadir a Ucrânia, mas cobra garantias de segurança legalmente vinculantes de Estados Unidos e OTAN.

As conversas de paz buscarão ajudar a encerrar um longo conflito no leste da Ucrânia entre forças governamentais ucranianas e separatistas pró-Rússia.

As relações entre Rússia e Ucrânia entraram em colapso em 2014, após a Rússia anexar a península da Crimeia da Ucrânia e forças apoiadas por Moscou tomarem território que Kiev quer de volta na região de Donbass.

O principal negociador da Rússia, Dmitry Kozak, participará das conversas pela Rússia, acrescentou a fonte.

Kozak afirmou ainda em janeiro que a reunião seria realizada até o fim do mês.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade