PUBLICIDADE

Congresso da Argentina faz nova tentativa de aprovar reforma previdenciária

18 dez 2017 - 14h38
Compartilhar
Exibir comentários

O Congresso da Argentina pode aprovar nesta segunda-feira uma proposta polêmica de reforma previdenciária, disseram parlamentares a repórteres, enquanto manifestantes se reuniam na capital e sindicalistas convocavam uma greve de 24 horas para protestar contra a proposta.

Manifestante com bandeira argentina em frente ao Congresso, em Buenos Aires 14/12/2017 REUTERS/Agustin Marcarian
Manifestante com bandeira argentina em frente ao Congresso, em Buenos Aires 14/12/2017 REUTERS/Agustin Marcarian
Foto: Reuters

O debate sobre o projeto de lei foi suspenso na quinta-feira em meio a manifestações violentas, que foram contidas pela polícia com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Na sexta-feira, o governo emendou a proposta e incluiu o pagamento de um bônus aos aposentados mais necessitados.     

"Será um pagamento de bônus único feito em março", disse o parlamentar opositor Agustín Rossi a repórteres.

Líderes sindicais e ativistas da oposição dizem que a legislação prejudicará os aposentados.

A greve de um dia convocada pela central sindical CGT, a maior do país, começou ao meio-dia local, mas não se espera que afete o sistema de transportes argentino até o final da noite desta segunda-feira, permitindo que os trabalhadores voltem para casa de tarde.

O projeto de lei, essencial para os esforços do presidente Mauricio Macri para diminuir os custos das empresas e reduzir o déficit fiscal da Argentina, já foi aprovado no Senado, deixando a aprovação legislativa final por conta da Câmara.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade