PUBLICIDADE

Confrontos eclodem em protesto em Paris contra reforma da previdência

4 jan 2020 - 16h05
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia atirou gás lacrimogêneo neste sábado na movimentada estação Gare du Nord, em Paris, e em Gare de l'Est, durante protestos contra planos de reforma da previdência da França.

Manifestantes protestam em Paris contra o plano de reforma da previdência do governo francês. 4/1/2020. REUTERS/Christian Hartmann
Manifestantes protestam em Paris contra o plano de reforma da previdência do governo francês. 4/1/2020. REUTERS/Christian Hartmann
Foto: Reuters

Os manifestantes, que colocaram fogo em cestos de lixo, incluíram ativistas "coletes amarelos", cujo nome deriva de coletes de alta visibilidade usados por eles nos protestos. 

A polícia também atirou gás lacrimogêneo na área da Bastilha, enquanto manifestantes marchavam pela cidade. 

O presidente Emmanuel Macron disse que reformas são essenciais para simplificar o complicado sistema de aposentadorias, mas seus adversários dizem que isso fará com que o povo francês precise trabalhar por mais tempo. 

"As pessoas precisam pensar um pouco sobre qual tipo de sociedade elas querem no geral e, em um nível mais pessoal, se você tem 20, 30, 40 ou 50 anos, um dia se aposentará", disse Jean-Gabriel Maheo, técnico industrial. 

"Se o sistema for aprovado da maneira como foi apresentado, será uma catástrofe social. As reformas anteriores já estão fazendo com que as pessoas se aposentem com pensões míseras", acrescentou Maheo, que participava da manifestação. 

Boa parte da França tem sido prejudicada por uma greve de transportes desde o começo dos protestos, um mês atrás. Outra manifestação nacional está marcada para 9 de janeiro. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade