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Como saber se uma administradora de consórcio é confiável?

O Consórcio Jockey não faz parte do ranking de reclamações do Banco Central do Brasil contra administradoras de consórcio

13 nov 2018 - 16h10
(atualizado às 22h37)
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O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou recentemente o ranking de reclamações do primeiro semestre contra administradoras de consórcio. No total, foram registradas 2.923 queixas, sendo a principal delas, com 555 objeções, sobre irregularidades relacionadas à liberação do crédito.

Foto: DINO / DINO

Todo semestre o BCB divulga a lista das administradoras de consórcio que mais receberam reclamações nos seis meses anteriores e o Consórcio Jockey não aparece nesse ranking.

Qualquer cidadão pode registrar uma queixa sobre os serviços oferecidos por administradoras de consórcio. Isso ajuda no processo de regulamentação e fiscalização desse sistema.

As reclamações mais frequentes sobre as administradoras de consórcio são:

  1. Descumprimento de obrigações previstas em contratos;
  2. Irregularidades relacionadas à liberação do crédito;
  3. Outras irregularidades;
  4. Descumprimento de cláusulas referentes à devolução de valores;
  5. Insatisfação com a resposta fornecida pela administradora de consórcio relativa à demanda registrada contra ela;
  6. Irregularidades relacionadas às condições para contemplação por lance ou sorteio;
  7. Descumprimento de prazo de resposta a demanda;
  8. Não fornecimento, remessa ou divulgação de documentos obrigatórios.

De acordo com Jacomassi, diretor presidente do Consórcio Jockey, para que uma administradora de consórcio seja regulamentada e fiscalizada pelo BCB, ela precisa seguir o estatuto com normas e procedimentos contundentes às leis do consumidor. "As administradoras prestam contas mensais e trimestrais de todos os processos e movimentações financeiras e contábeis ao Banco Central do Brasil", ressaltou Jacomassi.

Por que uma administradora de consórcio entra no Ranking de Reclamações do BC?

Quando uma administradora de consórcio não cumpre com algumas das regras presente no regulamento, o cliente pode registrar uma queixa junto ao BCB. Dependendo do número de reclamações, a empresa pode entrar no ranking de reclamações.

No segundo semestre de 2017, o Consórcio Jockey entrou no ranking de reclamações do Banco Central por causa de uma única queixa procedente sobre o não entendimento do produto e a administradora acabou perdendo o prazo para resposta.

Como o BCB calcula o índice através do número de reclamações multiplicado por 1.000.000 e dividido pelo número de clientes, por ter uma quantidade enxuta de consorciados, o Consórcio Jockey acabou ficando em desvantagem com as demais administradoras que tiveram mais reclamações, entrando assim para o ranking.

Segundo Jacomassi, para mudar essa situação, o Consórcio Jockey criou um departamento responsável por atender e sanar todas as dúvidas dos consorciados em tempo hábil. Hoje, ele já não aparece mais no ranking de reclamações do Banco Central.

Por isso é importante que o cliente procure sempre uma administradora autorizada e regulamentada pelo Banco Central do Brasil para garantir a segurança do bem ou serviço que deseja adquirir. Caso contrário, ele poderá cair em um golpe. É possível consultar a relação completa no próprio site do BCB.

Website: http://www.jockeyclubconsorcio.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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