PUBLICIDADE

Climatempo

ZCIT provoca muita chuva na Região Norte

Belém, Macapá e Manaus podem ter chuva forte nos próximos dias

5 abr 2018 - 14h08
(atualizado em 10/4/2018 às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Grandes volumes de chuva caíram sobre locais do norte do Pará e do Amazonas entre a noite da quarta-feira, 4, e a manhã desta quinta-feira, 5 de abril. Em Santarém (PA) choveu 110,2 mm no período entre 1 hora da madrugada e 10 horas da manhã do dia 5 de abril, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Também no Pará, a região de Novo Repartimento recebeu 75,0 mm de chuva apenas entre meia-noite e 8 horas da manhã desta quinta-feira. No Amazonas, o INMET registrou 118,8 mm em Presidente Figueiredo entre o meio-dia do dia 4 e meio-dia de 5 de abril.

Outras áreas do norte do Pará e do Amazonas também tiveram chuva forte acumulando de 40 mm a quase 70 mm entre a manhã do dia 4 e a manhã do dia 5 de abril. Em Manaus, a tarde da quinta-feira começou chuvosa e para Belém, a previsão é de que as pancadas de chuva caíssem fortes à tarde e a noite.

Chuva da ZCIT

A chuva forte está associada com as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical que continua ativa costa norte do Brasil. Pelo menos nos próximos 5 dias, até 10 de abril, grandes áreas de instabilidade continuam espalhadas sobre o norte da Região Norte e provocam pancadas de chuva frequentes. Há risco de chuva forte neste período inclusive sobre as capitais Belém, Manaus e também Macapá e até Boa Vista.

Foto: Climatempo

Foto de Guilherme Oliveira, Nova Ipixuna (PA)

Região mais chuvosa no Brasil

No período entre 6 e 10 de abril de 2018, a porção norte do Amazonas, o sul de Roraima, o centro-norte do Pará e o Amapá estão entre as regiões que devem receber os maiores volumes de chuva no Brasil. Várias áreas podem acumular de 100 a 150 mm em apenas 5 dias.

Foto: Climatempo

Estimativa do volume de chuva sobre o Norte do Brasil de 6 a 10 de abril de 2018

Muita chuva em Belém

Belém acumulou mais de 500 mm em março de 2018 e foi a capital mais chuvosa do país. Em pouco mais de 3 meses, do dia 1 de janeiro até o dia 4 abril a capital do Pará já recebeu aproximadamente 1580 mm de chuva, o que corresponde a 51% da média de chuva anual.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade