0

ZCIT influência a costa norte do Nordeste

Áreas de instabilidade se espalham entre o litoral do Maranhão e do Rio Grande do Norte no fim de semana

14 fev 2020
13h04
  • separator
  • 0
  • comentários

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influência a costa norte Nordeste e favorece a formação de muitas áreas de instabilidade.

As nuvens carregadas se espalharam por boa parte do Piauí e choveu forte em algumas cidades. De acordo com dados do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, no período entre 11h da manhã de ontem (13) e 11h de hoje (14), foram registrados na estação Assunção do Piauí, na cidade de mesmo nome 85,6 milímetros de chuva. No mesmo período, a estação centro, na cidade de Matias Olímpio, foram acumulados 78mm. A estação Santa Isabel, em Teresina, acumulou 50 milímetros.

Nesta sexta-feira, a previsão é de mais chuva para boa parte do Piauí e do Maranhão. As pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora do dia e há alerta para o risco de temporais, principalmente em São Luís.

Na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no interior de Pernambuco e no sul e leste do Piauí, sul do Maranhão, interior e oeste da Bahia e na região de Paulo Afonso, o sol aparece, faz calor e ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.

Na costa leste da Região Nordeste entre Recife e o sul da Bahia, o sol aparece entre poucas nuvens, faz calor e chove rápido.

Na região de Vitória da Conquista, o ar seco predomina, o sol brilha forte e não chove.

Foto: Climatempo
Foto: Pedro Victor - Fortaleza - CE

Fim de semana

No sábado, a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical permanece ativa sobre a costa norte do Nordeste. No Maranhão, no oeste do Piauí, no litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte, o tempo fica instável com previsão de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de temporais.

Entre Recife e Maceió, o sol brilha forte, faz calor e não chove. Na faixa litorânea entre  Aracaju e o sul da Bahia, o sol aparece entre poucas nuvens, faz calor e ocorrem pancadas rápidas e passageiras.

Nas demais áreas da Região, o sol aparece as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva isoladas. Pode chover forte com raios.

No domingo, o Maranhão, oeste do Piauí e o litoral Ceará, seguem com tempo bastante carregado de nuvens e previsão de chuva a qualquer hora.

No interior da Bahia, na região de Paulo Afonso, em Alagoas, boa parte de Pernambuco e na Paraíba, o sol aparece entre poucas, faz calor e não chove. Do litoral de Sergipe até o litoral sul da Bahia, o sol brilha forte, a temperatura fica alta e chove de forma rápida.

Nas demais áreas da Região, o sol aparece as nuvens aumentam e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios.

Veja também:

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade