PUBLICIDADE

ZCIT enfraquece na costa norte do Nordeste

Praias terão muito sol e calor nos próximos dias

24 dez 2018 - 17h08
Compartilhar
Exibir comentários

No último fim de semana choveu muito em algumas áreas do Ceará. Dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia registraram no período entre 9h da manhã do dia 22/12 e 9h do dia 23/12, um acumulado de 85,4 milímetros em Fortaleza. Em Barbalha (CE), também choveu forte. O órgão registrou 62 milímetros de chuva entre 9h do dia 23/12 e 9h da manhã do dia 24/12, véspera de Natal. 

Nuvens carregadas associadas a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical se espalharam sobre o Ceará e provocaram bastante chuva. Este é um sistema meteorológico típico do verão no Brasil e é responsável por grande parte da chuva que ocorre no Ceará e em outros estados do Nordeste no durante o ano.

No decorrer desta terça-feira (25), as áreas de instabilidade da ZCIT vão perder força sobre a costa norte do Nordeste, mas as pancadas de chuva continuarão ocorrendo na faixa litorânea do Ceará de forma rápida e passageira. No litoral do Maranhão, as pancadas podem vir acompanhadas de raios por causa do calor e da alta umidade. 

Em Salvador, Natal, João Pessoa, Recife, Olinda, Maceió, Aracajú e pelo interior destes estados o sol brilha forte e o ar seco predomina e inibe a formação de nuvens. Nas praias, o Dia de Natal será de muito calor. 

No interior da Bahia, do Piauí e do Maranhão, o forte aquecimento e a disponibilidade de umidade irá favorecer o crescimento de nuvens carregadas e consequentemente a ocorrência de pancadas de chuva à partir da tarde de forma isolada com raios.  

Na quarta-feira, o tempo não muda muito. Em Fortaleza, o sol brilha forte e chove rápido. 

O ar seco se espalha pelo interior do Piauí, inclusive em Teresina e também na região de Petrolina (BA) e Paulo Afonso e diminui as condições para chuva nestas localidades.

Aniversário de Natal/ Rio Grande do Norte 

Fundada em um dia de Natal, em 25 de dezembro de 1599, o nome do município tem origem no latim natale (algo como "local de nascimento") e, segundo escritores, tem ligação direta com a data de fundação da cidade. A cidade comera nesta terça-feira 419 anos com muito sol, calor e praia.

Foto: Climatempo
Foto de Ozian Cardoso, Natal (RN)
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade