PUBLICIDADE

Climatempo

Volume de chuva passa de 100 mm na Bahia e no Maranhão

Fortes áreas de instabilidade crescem sobre o interior do Nordeste e as últimas 24 horas foram de muita chuva em diversos municípios.

4 dez 2018 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

Grades áreas de instabilidade crescem sobre o Nordeste e as condições para chuva forte e volumosa continuam altas em muitos estados da Região. Municípios da Bahia e do Maranhão tiveram chuva extremamente volumosa no período de 24 horas. Os volumes ficaram próximos ou passaram de 100 mm em diversos municípios. 

Muita água!

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 121 mm de chuva em Itamaraju, no sul baiano, entre às 9 horas da segunda-feira (3) e às 9 horas desta terça-feira (4). Foi o maior volume de chuva do Brasil no período.

Também choveu 104,8 mm em Estreito (MA), 100,8 mm em Una (BA), 94,8 mm em Itiruçu (BA), 92,8 mm na capital Teresina (PI), 91,4 mm em Guanambi (BA), 84,4 mm em Irece (BA), 75,5 mm em Carinhanha (MA), 75,3 mm em Lençóis (MA) e 75 mm em Caxias (MA), no mesmo período. 

Foto: Climatempo
Foto: Cláudio. Itabela/BA.
 

Alerta para mais temporais 

A terça-feira (4) vai continuar com o tempo carregado e mais chuva sobre a Bahia, o Maranhão, o Piauí e até em áreas do Sertão de Pernambuco. São esses estados com maior risco de chuva volumosa. Os meteorologistas alertam especialmente para a chuva intensa prevista para o oeste, sul e litoral da Bahia. 

A umidade elevada e o calor também ajudam a provocar outras pancadas de chuva com raios, em menor volume, sobre o Ceará, o interior do Rio Grande do Norte, o interior da Paraíba, de Sergipe e de Alagoas. Hoje, apenas o litoral entre a Paraíba e Pernambuco, deve seguir com o tempo firme. 

Semana segue com mais chuva 

A semana ainda promete chuva para várias áreas do interior do Nordeste. Uma boa notícia, especialmente para o sertão e os agricultores do norte da Bahia, da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Ceará, que estão pedindo chuva. As condições do tempo estão favoráveis à formação das nuvens de chuva até o final da semana. Grandes acumulados de chuva ainda serão observados pela Bahia, o Piauí e o Maranhão. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade