PUBLICIDADE

Climatempo

Volta a chover forte no Rio de Janeiro

Tempo permanece muito instável nesta quarta-feira e a temperatura cai bastante. Frente fria provocou mudança no tempo.

14 mai 2019 - 23h35
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma frente fria avançaram do leste de São Paulo para o Rio de Janeiro levando nuvens muito carregadas e chuva forte. A passagem destas nuvens pela Costa Verde provocou cerca de 40 mm em apenas 1 hora de chuva entre 20h30 e 21h30 da terça-feira, 14 de maio. Por volta das 22h30, a chuva forte já era sentida na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

O Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro registrou 12,2 mm em apenas 15 min em Santa Cruz, o que é tecnicamente muita chuva para um período curto de tempo. Toda a cidade do Rio de Janeiro foi colocada em "estágio de atenção" às 22h55 de 14 de maio.

A imagem da nebulosidade captada pelo satélite GOES 16 mostra as nuvens carregadas sobre a cidade do Rio de Janeiro por volta das 22 horas de 14/5/19.

Foto: Climatempo

Nuvens carregadas de uma frente fria avançam sobre o RJ em 14/5/19

Tempo instável nesta quarta-feira

A frente fria que mudou o tempo no Rio de Janeiro avança para o Espírito Santo nesta quarta-feira, 15 de maio, mas o tempo permanece muito instável em todo o estado do Rio de Janeiro. A circulação dos ventos em vários níveis atmosféricos vai fazer com que uma grande dose de umidade marítima continue chegando ao estado do Rio de Janeiro durante esta quarta-feira estimulando a formação de densas nuvens.

A previsão é de tempo instável nesta quarta-feira, com predomínio de céu nublado e chuva no decorrer do dia. O Grande Rio tem chuva o dia todo. A chuva se espalha sobre o estado do Rio de Janeiro e se prolonga por várias horas. Há condições para chuva moderada a forte e também de ventos moderados a fortes.

O tempo chuvoso deve predominar no estado do Rio de Janeiro também durante a quinta-feira, 16 de abril, podendo chover forte no Norte Fluminense. Mas nas outras regiões do estado, incluindo o Grande Rio, a chuva já diminui e deve ocorrer fraca a moderada.

Atenção com o mar muito agitado durante a quinta-feira e há risco de ressaca.

Queda da temperatura

Esta quarta-feira é dia com temperatura amena no estado do Rio de Janeiro e nas cidades serranas a sensação será até de frio. A combinação de chuva e ventos frios de origem polar causam acentuada queda da temperatura em todas as regiões fluminenses.

O ar frio e o excesso de nebulosidade persistem até o fim da semana mantendo a temperatura baixa. É possível que até o fim da semana a cidade do Rio registre recorde de menor temperatura em 2019 até agora. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura deste ano no Rio foi de 16,9°C em 2 de abril.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade