PUBLICIDADE

Climatempo

Virada radical do tempo à vista

Forte frente fria entra no BR no fim de semana

12 jul 2017 - 21h23
Compartilhar
Exibir comentários

Julho é época de férias e ninguém quer ter problemas com o tempo. O próximo o fim de semana, que marca o início da segunda quinzena de julho, promete sol, calor e até praia por quase todo o Brasil. Mas vem vindo aí uma nova frente fria com força suficiente para virar o tempo pelo avesso em algumas áreas do país.

Apesar das noites ainda frias, mas não geladas como na semana passada, a tendência é de elevação da temperatura até o domingo em praticamente todo o país. O ar muito seco vai diminuir a sensação de frio e de calor. A grande amplitude térmica, com o amanhecer frio e a tarde quente, vai continuar incomodando muita gente.

Praia no Sudeste no fim de semana

Frente fria da virada

Vem vindo aí uma nova frente fria com força suficiente para virar o tempo pelo avesso em algumas áreas do país. A brusca mudança começa a ocorrer no Rio Grande do Sul de sábado (16) para domingo (17) e se propaga de domingo para a segunda-feira (17) para o Paraná, parte de São Paulo, de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e até de Rondônia.

O que chama a atenção dos meteorologistas desde a semana passada é que esta frente fria vem associada a uma forte massa de ar de origem polar e que desta vez deve fazer uma trajetória continental. O ar polar mais intenso (o centro da massa de ar frio) deve avançar pelo interior da Argentina em direção ao Paraguai e ao sul da Bolívia e nesta situação, o ar frio chega com muita força ao Sul, ao Mato Grosso do Sul, ao interior de São Paulo e se alcança o Acre e o sul do Amazonas.

Ar polar em dose dupla

Esta massa de ar frio começa a ingressar na porção oeste do Rio Grande do Sul já durante a noite do dia 16 de julho, mas é no dia 17 de julho que os gaúchos realmente vão sentir o resfriamento intenso. Mais ar polar deve entrar no centro-sul do Brasil entre os dias 19 e 20 de julho, o que vai fazer a primeira semana da segunda quinzena de julho ser inteiramente gelada!

Eventos especiais

O serviço nacional de meteorologia da Argentina já emitiu avisos especiais para ventania, nevascas e frio intenso em diversas áreas do país  partir desta quarta-feira, 12 de julho, por causa do ingresso desta forte frente fria sobre o país. Acompanhe atentamente as previsões para todas as Regiões do Brasil para os próximos dias porque a mudança no tempo será radical por causa desta mesma frente fria. Confira alguns eventos meteorológicos especiais esperados no Brasil entre 17 e 23 de julho de 2017

Chuva forte

Há risco de chuva moderada a forte no Sul do Brasil no período entre 16 e 19 de julho. A chuva forte desta nova frente fria não deve alcançar o Sudeste e nem o Centro-Oeste.

Acentuada queda da temperatura

Resfriamento intenso em toda a Região Sul, onde há condições para temperatura negativas, em Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, de Goiás, de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Nova friagem é possível em Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Neve

Possibilidade de nevar em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no dia 17 de julho vem sendo indicada desde o início da semana e a possibilidade pode ganhar força nos próximos dias.

Geada

Geada ampla e forte no Sul do Brasil, podendo atingir também áreas mais ao norte do Paraná e a Grande Curitiba. Não se pode descartar o risco para geada também no sul de Mato Grosso do Sul, no oeste e no sul de São Paulo.

Ventania

Fortes rajadas de vento, com até 100 km/h em algumas áreas da Região Sul, podem ocorrer por causa do grande contraste de pressão atmosférica e de temperatura gerado pela entrada desta intensa massa de ar polar no país.

Mar agitado

Entre os dias 19 e 23 de julho o mar volta a ficar agitado no Sul e no Sudeste e não se pode descartar a chance de ressacas.

Foto: Climatempo

Foto: Italo Oliveira, Buri/SP

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade