PUBLICIDADE

Ventos fortes e mar agitado na Região Sul

Ciclone em alto mar provoca rajadas de vento de até 80km/h neste domingo. Confira!

17 jul 2021 13h38
| atualizado às 13h46
ver comentários
Publicidade

Foto: iStock

Durante este domingo (18), um sistema frontal atua desde o Rio Grande do Sul até Rondônia. Um ciclone extratropical em alto mar, a leste da costa da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul é o grande responsável por aumentar a agitação marítima e os ventos na costa gaúcha e catarinense.

Ventos Fortes

Devido à atuação deste ciclone, há previsão de rajadas fortes de vento em todo o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As rajadas de vento ganham mais força entre o período da tarde e à noite. De acordo com a simulação europeia (ECMWF), são esperadas rajadas de até 80 km/h na noite do domingo, mas de forma geral, áreas do leste gaúcho e de Santa Catarina, incluindo as capitais Porto Alegre e Florianópolis, as rajadas de vento passam dos 60km/h.

Mar Agitado

Além dos ventos, este sistema provoca ressaca e agitação marítima. A previsão para este domingo (18), é de ondas de até 3 metros de altura desde o Chuí (RS) até Laguna (SC), se estendendo também durante a segunda-feira (19). Em Florianópolis as ondas entre 1,7 m e 2m de altura.

O litoral do Rio de Janeiro também deve sentir os efeitos deste ciclone, a partir da segunda-feira (19). O mar fica agitado e ondas podem chegar até 2,5m no litoral, incluindo a região de Cabo Frio (RJ). No litoral paulista, a agitação marítima fica maior em alto mar, nas praias, com ondas de até 1,5m.

Climatempo
Publicidade
Publicidade