PUBLICIDADE

Região Sul fica em alerta para temporais nesta terça-feira

Ventania passa dos 100 km/h em SC e no PR

24 set 2018 - 17h45
(atualizado às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Ventos com mais de 100 km/h voltaram a ocorrer sobre o Sul do Brasil nesta segunda-feira, depois da ventania da madrugada do primeiro domingo da primavera. O mais impressionante foi o que ocorreu na região de Chapecó, no oeste de Santa Catarina, onde o aeroporto local registrou três rajadas de vento sucessivas com mais de 100 km/h. Ao meio-dia, uma rajada chegou aos 101 km/h, às 13 horas uma rajada alcançou 120 km/h e às 14 horas outra rajada atingiu 111 km/h.

Em Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, o temporal veio ventania e queda de granizo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 96 km/h entre 13 horas e 14 horas e em seguida ocorreu outra, com 103 km/h, entre 14 horas e 15 horas. O aeroporto local registrou o granizo e rajada de 90 km/h.

Rajadas de vento da ordem de 100 km/h são fortes para destelhar vários tipos de cobertura de edificações, arrancar árvores de médio porte, quebrar galhos relativamente grandes e derrubar algumas placas de anúncios, entre outras situações perigosas.

Alerta para temporais nesta terça-feira 

Nesta terça-feira (25), rajadas de vento da ordem de 100 km/h podem voltar a ocorrer em áreas do Sul do Brasil. Grandes e fortes áreas de instabilidade continuam crescendo e deixam os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em alerta para temporais, que podem ocorrer a qualquer hora do dia, acompanhados de granizo.

O maior volume de chuva esperado se concentra em toda a parte centro-oeste e noroeste do Rio Grande do Sul. Os modelos meteorológicos indicam valores de pelo menos 70 mm em 24 horas.

Na Grande Porto Alegre, a chuva também começa cedo, mas a pior situação é esperada para a tarde e noite, com a intensificação da instabilidade.

Em Foz do Iguaçu (PR) e em todo o centro-oeste e sul de Santa Catarina, incluindo a capital Florianópolis, também chove a qualquer hora do dia, mas algumas aberturas de sol podem ocorrer de forma pontual. Em Curitiba e no centro-norte do Paraná, a terça-feira será de sol e calor, mas pancadas de chuva podem ocorrer de forma isolada a partir da tarde. Em Londrina, o ar seco predomina e não chove.

Foto: Climatempo

Foto de Patrícia Marques - Porto Alegre, RS

RS teve chuva forte nesta segunda

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), 79 mm de chuva foram acumulados em Tupanciretã em 24 horas (entre 15h do dia 23/09 e 15h do dia 24/09). Na mesma faixa horária, o município de Encruzilhada do Sul registrou 73,6 mm e Caçapava do Sul teve 69,4 mm acumulados.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade