PUBLICIDADE

Climatempo

Ventania de 90 km/h hora em Mato Grosso do Sul

Semana será marcada por temporais em várias regiões do estado. Ventania pode se repetir nos próximos dias. Baixa pressão atmosférica influencia MS.

30 nov 2020 - 23h35
Compartilhar
Exibir comentários

Novembro de 2020 terminou com calor intenso, fortes pancadas de chuva e ventania em Mato Grosso do Sul. O calor, a umidade do ar elevada e a presença de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, a Bolívia e o Paraguai geraram nuvens bastante carregadas sobre o Mato Grosso do Sul.

Semana de temporais em Mato Grosso do Sul

A ventania e a chuva forte da segunda-feira segunda-feira 30 de novembro, foram apenas o início de uma semana com muita instabilidade em Mato Grosso do Sul

Pelo menos até o próximo sábado, 5 de dezembro, outros temporais violentos poderão ocorrer em vários locais de Mato Grosso do Sul, inclusive na capital, Campo Grande. Além de chuva forte e de raios, as rajadas de vento em torno de 90 km/h podem se repetir ao longo desta semana por causa desses temporais. 

A formação de nuvens muito carregadas sobre o Mato Grosso do Sul está associada a constante entrada de ventos quentes e úmidos vindos do norte do Brasil e a persistência de uma área de baixa pressão atmosférica muito próxima do estado.

Ventania

Durante a tarde de 30 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento em torno de 90 km/h em alguns locais de Mato Grosso do Sul. Em Bonito e também em Laguna Carapã, as rajadas de vento chegaram aos 91 km/h. A região de Santa Rita do Pardo teve rajada de 83 km/h. Em Campo Grande, o aeroporto local registrou rajada de 53 Km/h durante a chuva.

Calor continua

Apesar da ocorrência desses temporais, o ar continua muito abafado sobre o Mato Grosso do Sul e os temperaturas ainda vão continuar elevadas. Várias regiões do estado vão registrar ao longo desta semana temperaturas máximas entre 37°C e 40°C.

Na segunda-feira, 30 de novembro, Corumbá registrou 39,7°C,  uma das mais altas temperaturas do país neste dia.

Volume de chuva

Pancadas de chuva muito fortes associadas com ventania foram observadas no estado de Mato Grosso do Sul em 30 de novembro de 2020.

A chuva mais volumosa da segunda-feira foi observada em Laguna Carapã, que acumulou 30,4 mm em 4 horas de chuva. Na região de Bonito choveu 20,2 mm em 3 horas. Em Santa Rita do Pardo, o acumulado foi de 13 mm em 2 horas e na região de Campo Grande choveu 8,6 mm em 3 horas. Essas medições foram do Instituto Nacional de meteorologia.

Outros áreas do Centro-Oeste

Ao longo desta semana, a umidade aumenta sobre o Centro-Oeste, o que vai trazer a chuva de volta para locais que ficaram com tempo nos últimos dias.

No leste/nordeste de Mato Grosso, as pancadas de chuva devem retornar durante a tarde da quinta-feira, 3 de dezembro.

No sul de Goiás, as pancadas de chuva recomeçam na quarta-feira, 2 de dezembro. Na quinta, 3 dezembro, há previsão de pancadas de chuva para Goiânia e toda a faixa central do estado. O extremo norte de Goiás só terá chuva a partir da tarde de sexta-feira.

Para o Distrito Federal, a previsão é de que volte a chover só a partir da sexta-feira, 4 de dezembro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade