PUBLICIDADE

Climatempo

Ventania de 100 km/h em Uberlândia (MG)

Nuvens carregadas crescem em todos os estados do Sudeste no último fim de semana do verão. Há risco de temporais!

15 mar 2019 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários

Um violento temporal ocorreu na região de Uberlândia no início da tarde desta sexta-feira 15 de março. A chuva veio com raios e uma rajada de 100 km/h foi registrada no aeroporto local às 13h27. Em seguida, às 13h38,outra rajada alcançou 64 km/h. Além da ventania houve também queda de granizo no aeroporto de Uberlândia.

A imagem da nebulosidade sobre Minas Gerais captada pelo satélite GOES 16 mostra vários núcleos de nuvens bastante carregadas (manchas vermelhas) sobre Minas Gerais. Estas nuvens são do tipo cumulonimbus que podem provocar tempestades como esta que ocorreu em Uberlândia. Elas aparecem também em parte do Espírito Santo, em algumas áreas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nem todas vão provocar ventania de 100 km/h ou granizo, mas a presença destas nuvens indica um ar quente e úmido, que os ingredientes básicos para a formação das nuvens que provocam temporais.

Foto: Climatempo

Fim de semana instável no Sudeste

Neste fim de semana, o último do verão, toda a Região Sudeste do Brasil continua muito úmido e quente. Muitas nuvens carregadas vão se formar em todos os estados. A presença de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre o oceano, na costa da Região Sul do Brasil, do Uruguai e do leste da Argentina vai provocar ventos marítimos moderados sobre a Região Sudeste que aumentam a concentração de umidade especialmente para as regiões próximas ao litoral.

Este é um dos fatores que vai fazer com a chuva no leste do estado São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e o litoral e sobre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo seja mais volumosa principalmente neste sábado. A situação é preocupante porque a chuva pode causar transtornos para a população, especialmente no litoral sul do Rio de Janeiro, na região Serrana Fluminense, no Grande Rio, no litoral de São Paulo e na Grande São Paulo onde já  choveu demais neste mês de março e em fevereiro.

Nas demais áreas da  Região Sudeste, as pancadas de chuva com raios devem ocorrer principalmente à tarde e à noite e podem ser fortes inclusive sobre Belo Horizonte e Vitória.

Durante o domingo, as áreas de instabilidade enfraquecem no leste da Região Sudeste, mesmo assim, o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro terão muitas nuvens e chuva qualquer hora, ainda com moderada intensidade.

O restante do Sudeste passa o último domingo do verão 2019 com períodos de sol, calor e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.

Foto: Climatempo

Foto de Andre C, Araguari (MG)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade