PUBLICIDADE

Climatempo

VCAN deixou nuvens carregadas e chuva forte no litoral da Bahia.

Ilhéus foi um dos locais onde mais choveu no Brasil nesta sexta-feira, 15 de janeiro. Salvador acumulou o dobro da média de chuva de Janeiro em 15 dias

16 jan 2021 - 02h34
Compartilhar
Exibir comentários

O litoral da Bahia foi um dos locais onde mais choveu no Brasil no dia 15 de janeiro de 2021. A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) gerou nuvens muito carregadas no litoral baiano que provocaram chuva volumosa, inclusive em Salvador.

A região de Ilhéus foi um dos locais onde mais choveu no Brasil nesta sexta-feira. O total acumulado entre meia-noite e 21 horas foi de 123 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Na região de Valença choveu 85 mm. A estação meteorológica automática do INMET em Salvador acumulou 82 mm entre meia-noite e 21 horas da sexta-feira, 15 de janeiro.

A animação das imagens de satélite captadas pelo satélite GOES-16 mostra a concentração de nuvens carregadas no litoral da Bahia.

Foto: Climatempo

VCAN formou nuvens carregadas no litoral da Bahia

Previsão para o fim de semana

O VCAN está se movimentando e as áreas de instabilidade já enfraqueceram no litoral baiano. Apenas chuva de fraca intensidade era observada no final da noite da sexta-feira.

Para o sábado, 16 de janeiro, a previsão para o litoral da Bahia é de períodos com sol e alguma pancada de chuva que pode acontecer a qualquer hora do dia, mas com fraca intensidade. Pode chover rapidamente também na região de Salvador.

Para o domingo, 17 de Janeiro, a previsão é de bastante sol em todo o litoral da Bahia com possibilidade de chuva passageira.

Salvador: o dobro da média de chuva de Janeiro em apenas 15 dias

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a capital baiana acumulou 69,4 mm de chuva apenas na madrugada e começo da manhã do dia 15 de Janeiro. Praticamente toda chuva caiu em duas horas.

Antes mesmo desse temporal, o total de chuva acumulado em Salvador já havia superado ligeiramente a média normal para Janeiro. Depois da chuva forte do dia 15 de Janeiro, o total de chuva acumulado na primeira quinzena do mês em Salvador foi de 157 mm, na estação meteorológica convencional de Ondina. Esse total é quase o dobro da média normal de chuva para o mês de janeiro, que é de aproximadamente 82 mm.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade