PUBLICIDADE

Vai chover em Julho?

Secura no Sudeste tem sido maior destaque do mês

14 jul 2018 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

Secura no Sudeste tem sido maior destaque do mês

Dias de tempo firme, muito sol, elevação da temperatura. Em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, essa frase tem sido repetida várias vezes na previsão do tempo. E diante da secura desde o início do inverno, uma pergunta acaba surgindo em diversas rodas de conversa: "quando será que volta a chover?"

Primeiro temos que lembrar que o inverno é uma estação climatologicamente seca sobre a região central do Brasil. As frentes frias começam a ter dificuldade para avançar do Sul para o litoral do Sudeste, e com isso não temos a canalização da umidade da Amazônia, que por sua vez também começa a diminuir nesta época do ano, mas será que está chovendo pouco mesmo?

Foto: Climatempo

O gráfico de chuva mostra que até o dia 14 de julho nenhuma das capitais do Sudeste registrou chuva nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia. Tivemos a passagem de poucas frentes frias que não provocaram chuva diretamente sobre as estações, isto é, até tivemos chuva, mas não que acumulasse e pudesse ser utilizada para efeitos de comparação com o normal para a época do ano.

E essa ausência de chuva também foi observada no Centro-Oeste do Brasil.

Foto: Climatempo

As frentes frias que avançam pelo Atlântico Sul, são as responsáveis por deslocar temporariamente a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Quando a ASAS esta sobre a América do Sul, ela traz o ar seco de 6 km de altura para a superfície e acaba por impedir a formação de nuvens de chuva, ou seja, é a manutenção do ar seco sobre a região central brasileira.

Ok, mas quando volta a chover?

Depois de falarmos sobre toda essa secura, a pergunta que surge na cabeça de todos é exatamente quando teremos chuva. E se esta ainda vem no mês de julho.

Há a previsão da passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste a partir do dia 25 deste mês, mas não devemos nos animar tanto, afinal a previsão também indica que esse sistema trará pouca chuva para as Regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade