PUBLICIDADE

Climatempo

Umidade muito baixa no Centro-Oeste

O ar seco continua predominando no Centro-Oeste. Tempo muda em MS na segunda-feira.

13 jul 2019 - 22h00
Compartilhar
Exibir comentários

Uma massa de ar seco continua influenciando a Região Centro-Oeste inibindo a condição para chuva neste domingo, 14 de julho. Na segunda-feira, parte do estado do Mato Grosso do Sul tem mudança no tempo por causa da passagem da passagem de uma frente fria.

Ar muito seco

O ar continua muito seco no Centro-Oeste. No sábado, 13 de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 13% em Monte Alegre de Goiás (GO), 18% em Paranaíba (MS), 19% em Porto Estrela (MT) e 20% em Gama (DF)

As capitais do Centro-Oeste ficaram entre as 10 mais secas do país. Às 15 horas, o INMET registrou 24% de umidade relativa em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, que foi a mais seca do Brasil. Goiânia (GO) registrou 25%, Brasília (DF), 26% e em Cuiabá (MT), a umidade relativa às 15 horas foi de 33%.

Domingo seco

Neste domingo, 14 de julho, o sol brilha forte nos três estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal, incluindo as capitais Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília. 

Com o ar seco, a umidade relativa do ar vai chegar a níveis muito baixos nas horas mais quentes do dia, ficando entre 20% a 30% na maioria das áreas dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal e de Mato Grosso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para saúde humana é da umidade no ar ficar acima dos 60%.

O Centro-Oeste segue com grande amplitude térmica. Toda a região amanhece com temperaturas baixas, mas o ar esquenta rapidamente, a temperatura sobe muito à tarde e faz calor. Mas à noite volta a esfriar.

Foto: Climatempo

Foto de Antonio Nascimento, Campo Grande (MS)

Tendência para segunda

A instabilidade de uma frente fria vai atingir parte do Mato Grosso do Sul. Para o sul e para o oeste do estado, incluindo Ponta Porã, a previsão é de muitas nuvens, períodos com sol e chuva a qualquer hora, que pode ser forte. Há risco de raios. A região de Campo Grande terá sol pela manhã e chuva à tarde e à noite. Na região de Corumbá, o sol vai aparecer entre muitas nuvens, mas não chove.

Em todas as outras áreas da Região Centro-Oeste o ar seco vai continuar predominando. O dia é de com forte  e não chove. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade