3 eventos ao vivo

Umidade do ar perto de 10% no interior do país

Calor continua próximo dos 40°C nos próximos dias

13 set 2017
21h57
  • separator
  • comentários

Uma grande e forte massa de ar seco predomina sobre o Brasil há quase 20 dias. A baixa umidade do ar dificulta a formação de nuvens e deixa quase todo o país sem condições para chuva.

Esta forte massa seca está bloqueando as frentes frias no Rio Grande do Sul, onde deve chover muito nos próximos dias, e força a concentração de umidade sobre a Região Norte e no leste do Nordeste .

As áreas de chuva conseguem se formar no extremo sul do Brasil, na faixa leste do Nordeste e em algumas áreas da Região Norte. Nas imagens de satélite, as nuvens aparecem como manchas amareladas, verdes azuis ou vermelhas . A falta de umidade é representada pelos tons de marrom .

Foto: Climatempo
Secura no Brasil: as manchas pretas indicam muito calor e baixa umidade

As regiões que estão quase pretas indicam muito calor e ar bem seco . Os estados do Centro-Oeste, o norte de São Paulo, o Tocantins, o oeste de Minas Gerais e da Bahia estão sendo as áreas mais secas do Brasil esta semana.

Na tarde de 13 de setembro, diversas áreas nestes estados registraram níveis de umidade extremamente baixos, entre 10% e 19%, comuns em regiões desérticas.

Secura e calor de 40°C

Além da secura do ar, o calor tem batido no dígito de 40°C em várias áreas do Centro-Oeste, no sul do Pará e no Tocantins. Em Aquidauana (MS), a temperatura chegou aos 40,4°C na tarde do dia 13, mas em muitos outros locais do Centro-Oeste, do sul do Pará, do Tocantins e do interior do Nordeste, a temperatura à tarde variou de 37°C a quase 40°C.

Esse calorão e a secura do ar vão continuar por ais alguns dias por quase todo o Brasi l, mas o Rio Grande do Sul vai acumular grandes volumes de chuva.

A primavera começa no dia 22 de setembro com uma frente fria que vai trazer um pouco de chuva para várias regiões secas do país. Sem a circulação de bloqueio , as frentes frias avançam para o litoral da Região Sudeste a umidade do Norte do Brasil vai começar a se espalhar aos poucos pelo Centro-Oeste permitindo a formação das nuvens novamente .

No mapa da previsão de chuva para o período de 23 a 27 de setembro, as manchas em tons de marrom e amarelo indicam chuva.

Foto: Climatempo
Estimativa de chuva para o Brasil entre 23 e 27 de setembro de 2017
Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade