PUBLICIDADE

Umidade do ar cai para 7% em Goiânia

Mais 8 cidades do estado entraram em emergência

29 ago 2017 - 17h16
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A massa de ar seco que predomina sobre a Região Centro-Oeste do Brasil vem reduzindo drasticamente os níveis de umidade relativa do ar. 

Goiânia e Brasília em emergência 

O nível de umidade do ar caiu mais em Goiânia na tarde desta terça-feira (29). O aeroporto Santa Genoveva em Goiânia registrou umidade de apenas 7% às 15h e às 16h, o que colocou a cidade em emergência.

De acordo com os dados de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as cidades de Jataí, São Simão, Aragarças, Rio Verde, Luziânia, Gama, Silvânia e Caiapônia registraram índices de umidade de 11% às 15h (horário de Brasília). 

Desde segunda-feira (28), o estado de Goiás vem sofrendo queda acentuada na umidade relativa do ar. Na base aérea do município de Anápolis, próximo à capital, as medições chegaram a registrar 9% às 15h de segunda. 

Foto: Climatempo
  Foto: Stenio Simiema. Goiânia/GO.

No Distrito Federal, a capital Brasília teve mais uma tarde muito seca. De acordo com o INMET, o índice chegou a apenas 10% na estação automática do Gama nesta terça-feira. 

Valores de umidade relativa do ar abaixo de 12% caracterizam situação de emergência. A Organização Mundial da Saúde recomenda aumentar a ingestão de água durante o dia, evitar exercícios ao ar livre (entre 10h e 16h) e redobrar os cuidados com crianças e idosos.

Novos recordes de temperatura

Pelo segundo dia consecutivo, as cidades de Cuiabá (MT) e de Campo Grande (MS) bateram recorde de calor para o ano de 2017, até agora. De acordo com o INMET a temperatura máxima chegou a 40,7°C na capital de Mato Grosso e a 36,5°C na capital de Mato Grosso do Sul. Estes valores superam as marcas anteriores de ontem (segunda, dia 28) de 39,8°C e de 35,6°C, respectivamente. 

Ar continua seco 

Nos próximos dias, toda a Região Centro-Oeste continua muito quente e seca. Em algumas localidades, os termômetros passam facilmente dos 32ºC. Esse calorão e a secura do ar estão relacionados a uma grande massa de ar seco que predomina sobre todo o interior do país e está bloqueando o avanço de novas frentes frias. 

Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio.

Veja também:

Mais de mil focos de incêndio no Pará e Mato Grosso em 48h

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade