PUBLICIDADE

Umidade cai no interior do Brasil

Índices podem ficar abaixo de 30%

25 ago 2017 - 13h16
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma grande massa de ar seco está atuando sobre a maior parte do Brasil. É comum nesta época do ano a configuração destas massas secas devido ao regime de circulação dos ventos em todos os níveis da atmosfera e que colabora para inibir a formação de nuvens de chuva.

Com a presença do sol forte a temperatura também sobe rápido e a secura do ar provoca queda dos níveis de umidade, principalmente pelo interior do país.

NA tarde desta sexta-feira (22), todo o interior de São Paulo, triângulo mineiro, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, centro-sul do Pará, oeste da Bahia, interior do Maranhão e do Piauí estão sujeitos a queda brusca nos níveis de umidade relativa do ar. Várias localidades podem registrar até índices críticos entre 12% e 20%. Por volta, do meio dia, já eram observados índices de 24% em Aquidauana (MS), Gaucha do Norte (MT) 25% em Aragarças (GO), Sorriso (MT) e Bom Jesus do Piauí (PI). Em Remanso na Bahia, neste mesmo horário, o nível de umidade era de 26% e em Conceição do Araguaia (PA), 27% de unidade. Os dados são da estação automática do Inmet.  

Foto:  Camila Gomes -  Brazabrantes - Goiás 
Foto: Climatempo

No fim de semana, a temperatura vai continuar mais elevada e os índices de umidade atingem novamente valores críticos no período da tarde, pelo interior do Brasil.

Porém, novas áreas de instabilidade vão mudar o tempo no Rio Grande do Sul  o que ajuda a amenizar o calorão. Já no sábado (26), as áreas gaúchas que fazem fronteira com o Uruguai e Argentina registram pancadas de chuva desde cedo que podem ser fortes. A chuva tende a se espalhar por toda o estado gaúcho, no domingo (27). 

Quer saber como vai começar o mês de setembro no Brasil? Acompanhe a estimativa da chuva para os próximos 10 dias: 

Veja também: Fim de semana quente no Sudeste 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade