PUBLICIDADE

Um pouco de umidade para o Nordeste

Intensificação dos ventos marítimos aumenta a chuva em Salvador e ajuda a formar nuvens pelo Sertão.

18 jul 2018 - 16h33
(atualizado às 16h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A costa leste do Nordeste está com muito menos chuva do que deveria, afinal julho está entre os meses mais chuvosos nas capitais. Apenas Natal (RN) está com chuva perto da normalidade este mês e Recife (PE) enfrenta a pior situação entre as capitais do leste. Nos próximos dias, a chuva vai continuar restrita às áreas litorâneas, mas a intensificação dos ventos marítimos ajuda a espalhar um pouco de nebulosidade e aumentar a umidade por algumas áreas do interior do Nordeste. 

"Temos a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do país há dias. Sua presença acaba forçando o aumento dos ventos marítimos sobre a costa leste do Nordeste e com isso, mais umidade vai conseguir chegar ao Sertão nos próximos dias", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

Salvador pode ter chuva moderada 

Nesta quinta-feira (19), Salvador e o Recôncavo Baiano recebem mais umidade com o aumento dos ventos marítimos. O céu vai ficar com muitas nuvens e a chuva volta a acontecer a qualquer hora, com até moderada intensidade. O calor até diminui um pouco. 

A umidade consegue chegar ao Planalto da Conquista e à Chapada Dimantina, mas a previsão é de apenas chuva leve. 

Foto: Climatempo
Foto: Jéssica Xavier. Salvador/BA.

Áreas do Sertão nordestino, que vêm registrando umidade relativa do ar perto de 15%, como no caso da Paraíba, vão perceber um aumento da nebulosidade nos próximos dias. O céu já não fica tão azul. Os níveis de umidade do ar terão um ligeiro aumento, mas ainda assim não o suficiente para provocar chuva. A chuva ainda deve continuar restrita às áreas litorâneas. 

Acompanhe o acumulado de chuva estimado para principalmente para o litoral do Nordeste até o final da semana: 

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade