PUBLICIDADE

Climatempo

Últimos dias de abril serão secos e quentes no Centro-Oeste

Chuva diminui e Mato Grosso lidera o ranking de queimadas nas últimas 48 horas, de acordo com monitoramento de satélites.

24 abr 2018 - 16h59
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Grande parte do Centro-Oeste vai sentir a diminuição da chuva e o aumento do calor nestes últimos dias de abril. Uma massa de ar seco está ganhando força sobre o Paraguai e influencia diretamente a Região impedindo a formação das grandes nuvens de chuva. 

Umidade do ar em queda

Mato Grosso do Sul, o centro-sul de Mato Grosso e o centro-sul de Goiás já estão sentindo o efeito do ar seco, com a queda nos níveis de umidade relativa do ar. O município Alto Araguaia (MT) chegou a registrar 25% de umidade e Jardim (MS) índice de 29% esta semana. Várias outras localidades poderão entrar em atenção nos próximos dias com umidade relativa do ar entre 30% e 20%, por isso os cuidados com a saúde devem ser redobrados, umidificando ambientes fechados e ingerindo mais água ao longo do dia.  

Calor aumenta 

Outra situação do tempo que vai chamar a atenção será o aumento do calor em todo o Centro-Oeste. A previsão é de muito sol e as temperaturas terão rápida elevação em grande parte da Região.   

As temperaturas máximas poderão superar os 35°C em localidades do estado de Mato Grosso do Sul e do centro-sul e oeste de Mato Grosso. Cidades dessas áreas deverão ficar entre os locais mais quentes do país no decorrer da semana. 

Não há previsão de chuva nos próximos dias em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Somente Brasília (DF) pode esperar por algumas pancadas de chuva com raios, assim como as áreas mais ao norte de Goiás e de Mato Grosso. 

Foto: Climatempo
Foto: Cleonice Fernandes. Chapadão do Céu/GO

Calor em MT e em MS

A última semana de abril começou mais quente em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Pela medição em estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, até às 20 horas de 24/4/18, cidades destes dois estados estavam entre as 10 mais quentes do país. E vai ficar mais quente até o fim da semana!

10 maiores temperaturas em 24/4/18, por medição automática do INMET

Sonora (MS): 36,2°C

Ibotirama (BA): 35,8°C

Três Lagoas (MS): 35,7°C

Barra (BA): 35,1°C

Porto Estrela (MT) e Cuiabá (MT): 34,8°C

Vila Bela da Santíssima Trindade (MT): 34,5°C

Salto do Céu (MT): 34,4°C

Porto Murtinho (MS), S. Miguel do Araguaia (GO), Pontes e Lacerda (MT), Gaúcha do Norte (MT) e Bom Jesus do Piauí: 34,3°C

Rio Sono (TO) e Pium (TO): 34,1°C

Bom Jesus da Lapa (BA), Cáceres (MT) e Gilbués (PI): 34,0°C

Risco de fogo aumenta 

A diminuição da chuva no estado de Mato Grosso já fez o número de focos de queimadas aumentar nos últimos dois dias. O estado lidera o ranking de queimadas do Brasil, com o total de 99 focos nas últimas 48 horas, segundo monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

O tempo seco e a falta de ventos contribuem para o aumento no risco de fogo na Região Centro-Oeste. A situação persiste pelo menos até a sexta-feira (27). Algumas pancadas de chuva poderão retornar ao sul de Mato Grosso e por Mato Grosso do Sul no sábado (28), mas o calor vai continuar. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade