PUBLICIDADE

Climatempo

Último fim de semana de Outono será seco no Centro-Oeste

Umidade relativa do ar está em queda na Região e pode ficar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia

14 jun 2019 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários

A grande massa de ar quente e seco que predomina sobre a maior parte do Brasil dificulta a passagem das frentes frias que chegam ao sul gaúcho desviando estes sistemas para o oceano.

O último fim de semana do Outono será marcado por muito sol, temperatura alta e umidade relativa do ar baixa em vários municípios da Região Centro-Oeste. Desde o início desta semana, várias cidades do sul de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul vem registrando baixos índices de umidade relativa do ar. 

Nesta última sexta-feira, por volta das 16 horas, horário de Brasília, a umidade chegou a 24% em Água Clara e 25% em Sonora, ambas no Mato Grosso do Sul. Em Itiquira (MT), o índice de umidade no mesmo horário, chegou a 29%.

Próximos dias

Pelo menos até segunda-feira, não há mudanças no tempo na Região Centro-Oeste. A presença de uma forte massa de ar seco e quente vai determinar dias de sol e valores muito baixos de umidade relativa do ar. 

É preciso que a população evite exposição excessiva ao sol e atividades ao ar livre principalmente das 10 às 16 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa. O ideal é se hidratar durante todo o dia. Por causa do risco de incêndios nesta época do ano, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas.

Foto: Climatempo
Foto de Sergio Salles, Cuiabá (MT)
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade