0

Travessia da Serra Fina mais perigosa nos próximos dias

Tempo instável na Mantiqueira

17 mai 2017
22h28
  • separator
  • comentários

Quando chega o outono, montanhistas e andarilhos deixam as mochilas semiprontas. A qualquer hora pode surgir a oportunidade para subir uma nova montanha ou refazer caminhos já trilhados.

Cada viagem é única e sempre tem alguma coisa diferente para ver, experimentar e aprender, mesmo na montanha já conquistada ou na trilha um dia experimentada. O tempo é sempre outro e os matos nunca são os mesmos. Depois de uma temporada de chuva, muitas trilhas simplesmente desaparecem e precisam ser reabertas.

Caminhos da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira se divide entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e é uma das regiões mais procuradas para a prática do montanhismo no Brasil. Possui muitos trajetos com diferentes graus de dificuldade. É na Mantiqueira, no lado do Rio de Janeiro, que está um dos picos mais conhecidos dos brasileiros, o pico das Agulhas Negras , no Parque Nacional de Itatiaia , região dos municípios fluminenses de  e . O Agulhas Negras é o quarto pico mais alto do Brasil com 2790,94m (IBGE, 2016, Wikipédia).

As fotos são de um trekking no Parque Nacional de Itatiaia nos primeiros dias de maio de 2017.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Mas um dos mais famosos, desejados, bonitos e difíceis circuitos da Mantiqueira é conhecido como a " Travessia da Serra Fina " , que trilha os cumes das montanhas entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, alcançando altitudes em torno de 2700 metros.

Foto: Climatempo

Fazer a Serra Fina não é para iniciantes . Exige preparo físico para quatros dias, em média, de caminha puxada, com subidas fortes e carregando nas costas todo o aparato para camping, incluindo a água que é escassa por lá. Na seca é difícil, no molhado é quase inviável .

Foto: Climatempo

Tempo na Serra Fina - 18 a 22 de maio

Maio é tempo de seca e é tempo de Serra Fina, mas se você programou sua viagem para os próximos dias, então prepare-se para adiar ou para aumentar muito o grau de risco da travessia por causa da chuva.

Quem começa a caminhada nesta quinta-feira, 18 , encontra muitas nuvens e pouca chuva, e o frio não é tão intenso. Mas o tempo piora muito depois. Nuvens muito carregadas devem passar na divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro durante a sexta-feira, 19 , provocando muita chuva , por várias horas. Há risco de raios ! O risco de chuva diminui no sábado, 20, e o sol até aparece, mas os temporais retornam no domingo, 21, e até mais fortes do que na sexta .

Confira a previsão para a região de  e de .

Mesmo que você comece a travessia no fim de semana, 20 e 21 de maio, também será prejudicado pela chuva . A chuva de sexta deve cair forte o suficiente para molhar muito a vegetação.

Boa notícia

Agora, a boa noticia da previsão: tem muito sol e tempo seco na Serra Fina depois do dia 22 de maio !

As simulações atmosféricas atuais indicam que não deve ocorrer nenhuma instabilidade grande na região da Serra Fina no período entre 23 de maio até por volta do dia 1 de junho . Assim, você terá uma boa chance de fazer a travessia sem risco de chuva.

Previsão do tempo e planejamento

A previsão do tempo ajuda você a proteger sua vida e principalmente a planejar sua aventura para que você tenha a roupa, o calçado e a comida certos na hora que estiver fazendo sua caminhada radical. Você pode até mesmo mudar os planos, remarcar a viagem se o tempo não estiver favorável. Pode cair um temporal, mas com a previsão meteorológica, sabendo com antecedência da possibilidade do temporal, você pode se preparar e levar tudo que precisa para fazer sua viagem com segurança .

O outono-inverno são as estações preferidas dos montanhistas justamente porque a chance destas complicações do tempo acontecerem é baixa. Mas isto não quer dizer que o tempo nunca fica instável nestas estações.

No site da Climatempo você tem a previsão do tempo detalhada para 5 dias, para todas as cidades do Brasil, além de uma tendência para 10 e até 15 dias. Esta tendência pode ter grandes mudanças de um dia para outro. A previsão para 5 dias é mais estável.

Deixe nos comentários a sua experiência pelas montanhas do Brasil.

Boa caminhada!

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

!

O . É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade