PUBLICIDADE

Tocantins terá muita chuva nos próximos dias

Há risco de temporal na capital, Palmas. Semana é de aumento de chuva também no Pará.

14 out 2018 - 23h26
(atualizado em 15/10/2018 às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O tempo mudou no Tocantins no fim de semana e voltou a chover, depois de um período de vários dias com poucas pancadas de chuva no estado. Não choveu em todo o estado, mas alguns locais tiveram temporal.

Em Paranã, no sul do estado, cidade próxima a Goiás e ao oeste da Bahia, choveu 74 mm em 3 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, sendo que quase 45 mm ocorreram em apenas 1 hora. Uma rajada de vento chegou aos 78 km/h.

A imagem das nuvens captada pelo satélite GOES 16 mostra aglomerados de nuvens muito carregadas sobre o sul do Tocantins às 18 horas  (Brasília, 21:00 UTC). Estas nuvens aparecem como manchas amarelas sobre o vermelho.

Foto: Climatempo

Semana de chuva no TO e PA

Quase todos os estados da Região Norte terão pancadas de chuva frequentes esta semana, mas o Tocantins e também o leste do Pará serão privilegiados com a chuva mais volumosa.

Com o calor e o aumento da disponibilidade de umidade, várias áreas de instabilidade vão se formar sobre o Tocantins e sobre o Pará nos próximos dias e as pancadas de chuva vão ocorrer por toda a semana. Temporais podem ocorrer  todos os dias, mas o maior risco é para terça e quarta-feira. Pode chover forte também em Palmas.

Roraima e Amapá

Áreas de instabilidade vão se formar esta semana também sobre o Amapá e sobre Roraima, estados que têm tido pouca chuva desde o começo de outubro. Em Macapá, capital do Amapá, a última chuva foi há quase um mês, entre 16 e 17 de setembro, quando choveu 15 mm, segundo o INMET.

Foto: Climatempo

Foto de Glauber Batista Luz, Palmas (TO)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade