PUBLICIDADE

Climatempo

Tendência de chuva forte em áreas agrícolas

A chuva deve paralisar os trabalhos de campo das culturas de inverno. Veja os detalhes

22 jun 2021 - 10h27
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical vão provocar tempestades em algumas localidades gaúchas nesta próxima quinta-feira (24). Há potencial para queda de granizo no noroeste do Rio Grande do Sul e rajadas de vento que podem alcançar até 90km/h em todo o estado gaúcho e catarinense, no decorrer do dia.   

Como avanço do sistema, os modelos de previsão do tempo indicam que à partir de sexta-feira (25), há condições para chuva forte com acumulados bastante elevados podendo alcançar 100 milímetros, na metade norte do Rio Grande do Sul. A chuva deve paralisar os trabalhos de campo das culturas de inverno sobre o norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Com relação a temperatura, o ar frio que acompanha este sistema deve provocar queda de temperatura acentuada em algumas áreas da Região Sul com potencial de geadas, já no próximo domingo(27) até quarta-feira (30) em áreas do centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul. 

Sudeste e Centro-Oeste

A tendência é de temperatura em elevação. As áreas produtoras de uva de São Miguel Arcanjo, do cinturão verde e até mesmo do café do leste do Sudeste vão observar o aumento das temperaturas até o fim de semana. No início da semana que vem, por volta dos dias 27 e 28 de junho, uma frente fria avança pelo Centro-Oeste e Sudeste e traz chuva para Mato Grosso do Sul e mais nebulosidade para algumas áreas do Sudeste. Com relação a temperatura, o ar frio que acompanha este sistema deve contribuir para diminuir o calor.  

Algodão

A partir da próxima semana, 28 de junho, os produtores de algodão devem estar atentos a temperatura. Mesmo sem previsão de frio intenso, a aplicação de maturadores para a desfolha do algodão e posterior colheita fica um pouco comprometido. As temperaturas máximas devem ficar mais baixas nas áreas agrícolas.   

Agroclima PRO

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade