PUBLICIDADE

Climatempo

Sexta-feira de alerta para temporais na maior parte do Brasil

Acumulados de chuva em 24 horas superaram 100mm em áreas de Mato Grosso do Sul. Chuva se espalha por mais áreas do país nesta sexta. Confira!

13 out 2021 - 15h35
(atualizado em 14/10/2021 às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: iStock

As áreas de instabilidade associadas a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera provocaram muita chuva em áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Confira abaixo os maiores volumes de chuva registrados no Brasil em 24 horas. Os dados são do Cemaden.

Ponta Porã (MS) - 103,4mm

Rio Verde (GO) - 65,4mm

Campo Grande (MS) - 65mm

Baliza (GO) - 58.8mm

Querência do Norte (PR) - 55,6mm

Umuarama (PR) - 55,3mm

Rio Verde (GO) - 55,2mm

Nesta sexta-feira (15), as áreas de instabilidade se espalham mais pelo centro-sul do país e provocam temporais frequentes em toda a Região Sul e nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. À tarde, também chove forte na região da Grande Belo Horizonte, em Mato Grosso e até em áreas de Goiás e do Distrito Federal.

Frente fria aumenta instabilidade no fim de semana

Ao longo do fim de semana, a formação e passagem de uma nova frente fria pela costa das regiões Sul e Sudeste irá reforçar ainda mais as instabilidades que já estarão atuando no centro-sul do Brasil. Com isso, a expectativa é de tempo muito instável, com redução nas temperaturas e chuva persistente, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, centro-sul de Minas Gerais e de Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso.

Segundo informações da meteorologista da Climatempo Aline Tochio, como várias dessas localidades já registraram chuva intensa nos últimos dias, não se pode descartar o risco de alguns alagamentos, deslizamentos e até transbordamentos. "Além dos temporais, raios e fortes rajadas de vento também serão observadas", afirma.

Confira abaixo o mapa de distribuição da chuva no país nos próximos dias.

Foto: Climatempo

Até a próxima segunda-feira (18), a instabilidade continuará muito ativa em grande parte do país. Acompanhe o site da Climatempo para novas atualizações.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade