PUBLICIDADE

Temporais se espalham sobre o Sul do Brasil

Frente fria e baixa pressão do ar formam nuvens carregadas

5 out 2017 - 15h33
(atualizado em 6/10/2017 às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

O Sul do Brasil volta a ficar em alerta para temporais a partir desta sexta-feira (6), depois de alguns dias de calmaria. Os temporais com ventos intensos superiores a 100 km/h atingiram o Sul no fim de semana passado. Agora, a chuva retorna com força e novamente acompanhada por ventos fortes.

Sexta-feira com tempo instável

Nuvens carregadas se espalham sobre a Região Sul nesta sexta-feira, com o deslocamento de uma frente fria pela Região e a forte queda na pressão atmosférica que acontece entre o Paraguai e a Argentina. A chuva forte e as intensas rajadas de vento foram observadas pela manhã no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Até às 11 horas,  o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado rajadas de 94 km/h em Bom Jardim da Serra, na região do Morro da Igreja, As nuvens carregadas voltam a se formar pelo Sul e os três estados poderão ter temporais. Em Palmeira das Missões (RS), uma rajada alcançou 80 km/h entre 7 e 8 horas. Soledade (RS) teve rajada de 74 km/h entre 6 e 7 horas.

Foto: Climatempo

No decorrer da tarde e na noite de hoje, ainda chove sobre Porto Alegre e na maioria das áreas do Rio Grande do Sul. Só o sul gaúcho fica sem chuva.

Em Santa Catarina, se espalha por todo o estado. Por volta do meio-dia já chovia na região de Chapecó e  previsão é de que as pancadas de chuva alcancem também a Grande Florianópolis e o vale do Itajaí no decorrer da tarde e à noite. Há risco de chuva forte com raios também em Florianópolis . 

No Paraná, há expectativa de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, inclusive na Grande Curitiba. Antes da chuva, a capital paranaense tem muito calor. A temperatura já estava em torno do 30°C por volta do meio-dia. Algumas áreas do oeste do estado paranaense, como Foz do Iguaçu, já poderão ter chuva no começo da tarde. 

Com o retorno da chuva, a temperatura máxima tende a cair, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Não há previsão de massa polar intensa e desta vez, o resfriamento será pequeno.

Foto: Climatempo

Foto de Fernanda Silveira Neto, Cruz Alta (RS)

Fim de semana de temporais

As áreas de instabilidade vão permanecer sobre o Sul do Brasil no fim de semana provocando mais chuva. Os meteorologistas da Climatempo alertam para temporais principalmente sobre Santa Catarina e o Paraná durante o sábado (7). Os ventos mais intensos podem alcançar 70 km/h até 90 km/h. 

Mas instabilidades ainda vão se formar no domingo (8) e há previsão de novas pancadas de chuva para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. 

A Região Sul do Brasil ainda não se livra da chuva forte no início da semana, com a passagem de outra frente fria e mais áreas de instabilidade sobre os estados.  

Veja também: 

Nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade