PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais persistem no Brasil até o fim da semana

Confira quais regiões estão na rota dos temporais nos próximos dias!

18 nov 2021 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: São Paulo/SP por IStock

Vários sistemas meteorológicos influenciam o Brasil nesta semana e favorecem a formação de nuvens carregadas sobre o país. Muitos estados ainda vão receber temporais até o fim da semana.

A atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica, a passagem de uma frente fria entre o Sul e o Sudeste e circulação de ventos sobre o Brasil favorecem a formação dessas nuvens carregadas.

Nesta quinta, 18 de novembro, uma grande área do país já fica em alerta para tempestades, como é possível observar no mapa de risco de tempestades da Climatempo:

Foto: Climatempo

E até o fim da semana, outras regiões devem receber chuva forte, com grandes volumes acumulados. Apesar de não haver ZCAS, a chuva vai continuar frequente nessa faixa especialmente entre Goiás e o Amazonas.

Alerta para os próximos dias

No Sul, o risco de temporal é válido principalmente para esta quinta-feira, entre os estados de Santa Catarina e o Paraná, mas na sexta ainda chove em alguns pontos, principalmente do estado do Paraná. Ao longo do fim de semana, o ar mais seco volta a ganhar força e a próxima semana começa com sol e elevação nas temperaturas em todo Sul.

No Sudeste, São Paulo terá temporais entre quinta e sexta e, ao longo do fim de semana, o ar mais seco volta a predominar. No Rio de Janeiro, as pancadas de chuva mais fortes atingem o estado na sexta-feira e no sábado, inclusive a capital. A partir do domingo, o tempo vai abrindo aos poucos. Em Minas Gerais, os temporais começam a avançar na sexta-feira, pelo sul, Triângulo e oeste mineiros, atingem todo o centro-leste do estado (inclusive a capital) no sábado, 20, e avançam para o norte mineiro no domingo, 21. No Espírito Santo, os capixabas vão ter chuva forte no fim de semana, com o avanço da frente fria.

No Centro-Oeste e Norte do Brasil, ainda chove até o fim de semana com risco para temporais em muitos estados. A chuva intensa acumula volumes elevados em curto período. Além disso, há condições para alta incidência de descargas atmosféricas e de rajadas moderadas a fortes de vento. 

No Nordeste, há condições para menos chuva, mas no fim de semana volta a aumentar o risco de chuva forte em áreas do sul e oeste da Bahia, além da chuva que ainda pode ser forte, de forma isolada, entre o Maranhão e o Piauí.

Foto: Climatempo

 

Chuva de novembro

A chuva já atingiu muitas áreas do Brasil desde o início do mês, mas como mostra o mapa do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), os volumes mais expressivos dos últimos 15 dias ficaram concentrados nas áreas do centro-norte do país. Um dos maiores fatores que contribuiu para essa chuva foi a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS). Confira os acumulados:

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade