PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais ocorrem no Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte

A Zona de Convergência do Atlântico Sul espalha uma grande quantidade de nuvens carregadas pelo centro-norte do Brasil. Litoral entre SP e SC tem muita chuva.

27 fev 2021 - 09h27
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Brasília (DF), por Jean Claude

Nebulosidade sobre o Brasil 

A  ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul voltou a se organizar sobre o Brasil espalhando uma grande quantidade de nuvens sobre a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e de parte do nordeste do país

A presença da Zona de Convergência Intertropical no extremo norte do Brasil ajuda a aumentar as condições para chuva na faixa entre o Amapá e o Ceará.

Uma massa de ar seco predomina sobre a Região Sul do Brasil no interior de São Paulo e também o Mato Grosso do Sul dificultando a ocorrência de chuva nessas áreas.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 27/2/2021 - sábado

Sábado com tempo instável, com muita nebulosidade e condições para pancadas de chuva com raios por quase todo o Brasil.

Na maioria das áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, estas  pancadas de chuva acontecem várias vezes ao longo do dia, podendo ser de forte intensidade em várias horas.

Esse sábado será com sol e sem previsão de chuva apenas na grande Porto Alegre, no interior do Rio Grande do Sul, no centro-oeste de Santa Catarina, no centro-oeste e sul do Paraná e no oeste e  sul de Mato Grosso do Sul

O tempo fica chuvoso na região de Florianópolis e no litoral norte de Santa Catarina, no Vale do Itajaí, no litoral do Paraná e no litoral sul de São Paulo.

No litoral gaúcho, sobre o Espírito Santo, no vale do Jequitinhonha, no sul e leste da Bahia em Sergipe e em Alagoas, as pancadas de chuva não se prolongam por muito tempo.

Alertas meteorológicos para 27/2/2021

O mar fica agitado neste sábado, 27 de fevereiro. A Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca entre Mostardas, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina, com ondas entre 2,5 m e 3 m. O alerta vale até 9 horas da manhã do dia primeiro de março.

Alerta especial: o litoral sul de São Paulo, o litoral do Paraná, o litoral norte de Santa Catarina e o Vale do Itajaí ficam numa situação de perigo para chuva bastante volumosa e frequente. Há risco de, enchente e desmoronamentos.

Alerta para temporais no centro-norte e leste de São Paulo, incluindo a capital paulista, no Sul de Minas,  no Triângulo Mineiro e em todo o oeste de Minas Gerais, no Distrito Federal, em Goiás e em quase todas as áreas de Mato Grosso. 

No oeste e no extremo sul de Mato Grosso, na faixa norte de Mato Grosso do Sul, no centro-oeste de São Paulo, na região da grande Curitiba e de Florianópolis a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios e vento forte.

Alerta para temporais no Tocantins, no sul do Pará, no Amazonas, Acre e Rondônia.

Também ficam em alerta para temporal a faixa litorânea entre o Amapá e o Maranhão, o centro-sul do Maranhão, o interior do Piauí, as áreas de sertão do Nordeste e também o oeste da Bahia.

Atenção para chuva moderada a forte, raios e ventos por vezes fortes sobre o centro-oeste do Maranhão, no extremo norte do Piauí, no centro-norte do Ceará, na Paraíba, no centro-leste de Pernambuco, incluindo Recife, no interior de Sergipe e de Alagoas, no Vale do São Francisco, na Bahia, e também no noroeste de Minas Gerais, na região da grande Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio de Janeiro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade