PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais no RS e ar seco no Sudeste e Centro-Oeste

Atenção para aumento da chuva na região de Salvador, de Recife e de João Pessoa

4 mai 2021 - 06h51
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: São Paulo (SP), por Maria da Penha Oliveira

#fotografeotempo e compartilhe com a Climatempo como está o tempo na sua cidade! Envie sua foto

Nebulosidade sobre o Brasil

Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e no decorrer desta terça-feira, 4 de maio, espalha nuvens carregadas sobre o estado que podem provocar temporais.

O ar seco predomina sobre os estados do Sudeste e Centro-Oeste do país e também no Paraná em Santa Catarina inibindo a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuva nessas áreas.

Já sobre os estados do Norte e do Nordeste, é o ar quente e úmido que predomina estimulando a formação de nuvens que provocam fortes pancadas de chuva.

A Zona de Convergência Intertropical ajuda a espalhar nuvens de chuva sobre parte do Nordeste.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 4/5/2021 - terça-feira

A presença de uma grande massa de ar seco sobre o  Sudeste e  o Centro-Oeste do país deixa quase todas as áreas dessas Regiões com pouca nebulosidade. Por isso, nesta terça-feira, o sol brilha forte no Sudeste e no Centro-Oeste. Mas o ar fica bastante seco nas horas mais quentes da tarde. 

Atenção para a formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de São Paulo e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo as capitais destes estados. Também há condições para nevoeiro amanhecer em áreas do Sul de Minas e da Zona da Mata mineira. 

Há possibilidade de chuva passageira no Espírito Santo. Algumas pancadas de chuva podem acontecer a partir da tarde no extremo norte de Mato Grosso.

Na Região Sul do Brasil, esta terça-feira é um dia de . sol e calor no Paraná e em Santa Catarina. Mas a possibilidade de nevoeiro ou amanhecer na grande Curitiba e também no Vale do Itajaí.

Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul espalha nuvens carregadas sobre o estado. A terça-feira fica chuvosa na Campanha Gaúcha e no litoral sul do estado. Para a grande Porto Alegre, há previsão de pancadas de chuva principalmente à tarde ou à noite. No centro-oeste do Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora. Há risco de chuva forte no Rio Grande do Sul.

A maioria das áreas do Tocantins tem uma terça-feira com sol e tempo seco. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer no norte do estado. Mas em todas as outras áreas da Região Norte do Brasil, o tempo permanece instável nesta terça-feira, com muitas nuvens e pancadas de chuva que podem acontecer a qualquer hora, podendo ter forte intensidade.

Na Região Nordeste, o sol predomina nesta terça-feira apenas no extremo sul do Piauí do Maranhão e também no centro-oeste da Bahia. Há condições para chuva em todas as outras áreas do Nordeste.  As pancadas de chuva são frequentes e ocorrem a qualquer hora especialmente nas áreas litorâneas. 

Alertas meteorológicos para 4/5/2021

Terça-feira com alerta para temporais no sul do Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai, rajadas de vento de até 80 km/h.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de ventos de até 70 km/h na grande Porto Alegre e nas outras áreas do leste e no centro-oeste do Rio Grande do Sul.

Atenção para formação de nevoeiro amanhecer no Vale do Itajaí, no leste do Paraná, leste de São Paulo e centro sul do Rio de Janeiro, incluindo as capitais Curitiba,  São Paulo e Rio de Janeiro. Risco de nevoeiro também no sul de Minas e na Zona da Mata mineira.

Alerta de chuva forte em Salvador e no litoral norte da Bahia, no litoral da Paraíba e de Pernambuco, incluindo Recife João Pessoa,

Alerta para temporais no oeste do Rio Grande do Norte, no centro Norte do Ceará, no norte do Piauí, do Maranhão, do Pará, no Amapá, Roraima, em Manaus no extremo norte do Amazonas.

Atenção para chuva moderada a forte com raios no noroeste do Amazonas, no centro-norte do Pará, incluindo as regiões de Marabá, Santarém, Altamira e Tucuruí, nas áreas centrais do Maranhão, em Teresina, na região central do Piauí e no sul do Ceará, na região de Natal no interior da Paraíba.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade