PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais no Norte nesta quinta

ZCIT continua ativa na costa norte do BR e espalha nuvens carregadas em parte da Região Norte

19 mar 2020 - 01h00
Compartilhar
Exibir comentários

Fortes áreas de instabilidade associadas ao calor intenso e a alta umidade e á ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) influenciam o Norte do país nesta quinta-feira, 19 de março. Há risco de mais temporais também sobre Belém, que já acumula quase 735 mm de chuva em 18 dias, 63% acima da média normal para março.

A previsão é de um dia com chuva frequente e poucas aberturas de sol no centro-norte do Amazonas, Tocantins, centro-sul e nordeste do Pará e leste do Amapá, incluindo Manaus, Belém e Macapá. Nestas áreas há risco para temporais!

Nas demais áreas do Norte do Brasil, o sol aparece forte de dia, mas vão ocorrer pancadas de chuva a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes. As pancadas já começam de manhã em áreas do oeste do Amazonas e na região de Palmas, capital do Tocantins.

Foto: Climatempo

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

Alerta para temporais

Praticamente todo o Tocantins, Pará, o centro-leste e noroeste do Amazonas ficam em alerta para temporais nesta quinta-feira, 19 de março. No noroeste do Pará, Amapá, centro-sul de Roraima, norte e sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia têm risco de chuva com até forte intensidade em pequenas áreas, que pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento.

Primeiro dia do outono

O outono vai começar à 00h50, horário de Brasília, de 20 de março, com muitas nuvens e mais pancadas de chuva em grande parte do Norte.

A previsão para a sexta-feira é de predomínio de céu nublado e chuva a qualquer hora no centro-leste do Amazonas, centro-sul e leste do Pará, Tocantins e centro-sul de Rondônia. Nos outros locais da Região o sol vai aparecer de dia e a chuva vem em forma de pancadas a partir da tarde.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade