PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais no centro-norte do Brasil e chuva forte na costa de SC

Chuva segue intensa em diversas áreas do país neste domingo. Volumes elevados são esperados para a Grande Florianópolis.

7 nov 2021 - 09h54
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Cidade Los Cedrales, Paraguai. Fronteira com Foz do Iguaçu (PR). Por Daiana Albino.

Nebulosidade sobre o Brasil

Neste domingo (8), nuvens carregadas e potenciais temporais seguem marcando presença sobre o estado da Bahia, oeste de Pernambuco, Piauí, Maranhão, grande parte da região Norte do Brasil e também áreas entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Somente nos primeiros dias de novembro, a capital baiana já acumulou praticamente toda a chuva equivalente à média climatológica do mês inteiro.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 07/11/2021 - domingo

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) perde configuração, mas áreas de instabilidade ainda provocam chuva forte e volumosa sobre a Bahia, sul do Maranhão e Piauí, norte do Tocantins e leste do Pará ao longo deste domingo, áreas com potencial para chuva intensa e transtornos. Entre o Amazonas, Acre e Rondônia também chove forte mas de forma localizada ao longo do dia. Entre a região Centro-Oeste e Minas Gerais, um sistema de baixa pressão atmosférica combinado ao calor e umidade favorecem a formação de nuvens carregadas e temporais isolados, com destaque para o norte de Mato Grosso e Minas Gerais, todo o estado de Goiás, Distrito Federal e Triângulo Mineiro, onde há risco de granizo. Entre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo, a chuva acontece de forma localizada e passageira, mas acompanhada por trovoadas. No litoral de Santa Catarina, atenção para risco de chuva volumosa ao longo de todo o dia, inclusive na Grande Florianópolis. No Rio Grande do Sul e leste de São Paulo, inclusive nas capitais, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. Nas praias do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o sol predomina e a sensação de calor segue presente.

Alertas meteorológicos para 07/11/2021 - domingo

ALERTA de temporais entre o Acre, Amazonas, Rondônia, norte de Mato Grosso, Tocantins, norte da Bahia, sul do Pará, Maranhão e Piauí

ATENÇÃO para chuva moderada/forte, raios e rajadas de vento entre Goiás, Distrito Federal, norte de Minas e Triângulo Mineiro;

ATENÇÃO para chuva moderada/forte, raios e rajadas de vento entre Roraima, Amapá e norte do Pará;

RESSACA entre Arroio do Chuí (RS) e Florianópolis (SC), com ondas de até 2,5m.

Previsão de chuva para os próximos 7 dias

A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a partir da próxima terça-feira (09) vai intensificar a chuva sobre os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, sul do Tocantins, oeste da Bahia e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Nestas áreas, atenção para o potencial de chuva intensa, temporais e volumes na casa dos três dígitos pelo menos até a próxima sexta-feira (12), inclusive nas capitais. Em boa parte da região Sul do Brasil e no interior de São Paulo a chuva perde força nesse período, pois toda energia fica concentrada mais para o centro-norte do país. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade