PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais em Rondônia e no Acre

Semana começa com chuva forte e aumento da umidade no sudoeste da Região Norte.

4 out 2021 - 16h06
(atualizado às 16h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: iStock

A primeira semana de outubro começa com a cara da primavera em boa parte do Brasil. Sol e calor pela manhã e chuva em forma de pancadas com trovadas durante a tarde. 

No noroeste de Rondônia, Acre, sul e sudoeste do Amazonas, a combinação de calor com áreas de instabilidade aumentam o potencial de trovoadas e até mesmo eventual queda de granizo já nesta terça-feira (05).

Vale destacar que a chuva prevista entre até a sexta-feira (08) varia de 20 a 30 mm nessas áreas e o que mais chama a atenção é a condição de temporais, cade vez mais frequentes nesta estação.

Umidade em solo e tendência 

Após um longo período de estiagem, as chuvas ainda vem de forma irregular e seu retorno é gradativo. A umidade em solo em Rondônia, sul do Amazonas e leste do Acre está em cerca de 10 a 20%.

Foto: Climatempo

Este cenário deve mudar, com o aumento dos volumes de chuva e sua frequência nessa semana, há previsão de recuperação hídrica entre 10% e 20% nestas áreas.  

Foto: Climatempo

A volta da chuva traz benefícios, como ajudar a conter os ativos focos de queimadas, deixa o solo mais úmido para a safra 2021/2022 e também menos vulnerável para formação de novos focos, além de melhorar a qualidade do ar. Aos poucos as chuvas se tornam mais frequentes e outubro deve finalizar com acumulados significativos nestas áreas ao sudoeste da Região Norte. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade