PUBLICIDADE

Temporais em MG e no  norte de SP

Tempo continua instável até a noite e pode chover forte na Grande Belo Horizonte.

17 ago 2018 - 16h42
Compartilhar
Exibir comentários

Áreas de instabilidade que já estavam sobre a Região Sudeste do Brasil se intensificaram na tarde desta sexta-feira, 17 de agosto. Nuvens  bastante carregadas se desenvolveram sobre várias áreas de Minas Gerais e no norte de São Paulo e provocaram fortes pancadas de chuva.

No norte de São Paulo, na divisa com Minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia 21,0 mm em apenas 1 horas na região de Franca, entre 13 e 14 horas. Por volta das 15 horas, radares meteorológicos detectavam áreas de chuva na região de Ribeirão Preto, Jardinópolis, Batatais. Chuva forte ocorria na região São João da Boa Vista.

Estas áreas de chuva não se deslocam para a região da Grande São Paulo, que continua nublada até durante a noite, mas apenas com chance de garoa.

Chuva forte na Grande Belo Horizonte

Fortes pancadas de chuva, com raios, foram observadas na Grande Belo horizonte no começo da tarde desta sexta-feira. Em Brumadinho, o CEMADEN registrou 20,1 mm em 1 hora, entre 14h30 e 15h20. Já o Instituto nacional de meteorologia registrou cerca de 8,0 mm em Ibirité e em Florestal entre 14 e 15 horas. O tempo chuvoso também já era observado em Belo Horizonte por volta das 15 horas.

Fortes pancadas de chuva foram observadas também sobre o Sul de Minas. O INMET registrou 16,2 mm em 1 hora (entre 14h e 15h) em São Sebastião do Paraíso e quase 27 mm em Oliveira, entre meio-dia e 13 horas. Chuva com raios também ocorriam em Poços de Caldas.

Foto: Climatempo

Tempo instável

Tanto no norte de São Paulo como em Minas Gerais, os volumes de chuva observados são elevados e pouco comuns para agosto. Em Belo Horizonte, a média de chuva para este mês é de aproximadamente 15 mm e em 16 dias já choveu quase 36 mm.

A intensificação das áreas de instabilidade sobre o Sudeste nesta sexta-feira já era esperada. As pancadas de chuva continuam até a noite e há risco de chuva forte.

Para este sábado, a tendência é de enfraquecimento destas área de instabilidade. Não há mais previsão de chuva para norte de São Paulo no fim de semana e nem para a maioria das regiões de Minas Gerais. Veja como fica o tempo no Sudeste no fim de semana.

Foto: Climatempo

Foto de Gustavo Araújo, Belo Horizonte (MG)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade