PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais e risco de deslizamentos em Salvador

Sirenes de aviso soaram na madrugada e a chuva pode trazer desastres

9 abr 2021 - 07h07
(atualizado às 08h07)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Salvador (BA), por Jamile Cesar

Como está o tempo por aí? #fotografeotempo e mostre para nós!

A chuva voltou forte a Salvador durante a madrugada desta sexta-feira (09). Tanto que sirenes, da Defesa Civil de Salvador, soaram por volta de uma hora da manhã informando o risco para deslizamentos de terra no bairo de Alto da Teresinha. 

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) informa que todo o Recêncavo Baiano está em alerta máximo para deslizamentos de terra.

As áreas de instabilidade que provocaram a tempestade em Salvador na quinta-feira, 8 de abril, ainda não se dissiparam completamente e provocam mais chuva no dia de hoje. O vento marítimo moderado e persistente alimenta de umidade as nuvens de chuva que se espalham pelo litoral da Bahia.

Risco de chuva forte em Salvador

Ainda pode chover forte em Salvador nesta sexta-feira. As condições meteorológicas continuam favoráveis à chuva persistente, que pode cair com moderada a forte intensidade em algumas horas, principalmente na madrugada e pela manhã.

A chuva desta sexta-feira não deve ser tão volumosa quanto foi ontem, mas não se pode descartar a possibilidade de transtornos para a população. Outros municípios na região metropolitana de Salvador também podem ter problemas com a chuva frequente, às vezes com moderada a forte intensidade.

Quanto choveu em Salvador no dia 8 de abril?

Um grande volume de chuva caiu sobre Salvador durante parte da manhã e da tarde de 8 de abril de 2021. Em cerca de 6 horas choveu mais de 100 mm em vários bairros, o que causou grandes alagamentos. Ruas viraram rios na capital baiana. 

Abril é um mês de chuva em Salvador. A média histórica de chuva é de aproximadamente 296 mm, sendo a maior média mensal na escala anual. Em abril de 2020 choveu 545,5 mm.

Em 6 horas, entre 9 e 15 horas de 8/4/2021, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou  127,6 mm. O total acumulado entre 21 horas do dia 7 e 21 horas do dia 8 de abril foi de 139,0 mm, pela medição da estação meteorológica Salvador/Rádio Farol.

Confira quanto choveu em outros locais de acordo com a medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. O período de 24 horas é considerado de 21 horas de 7/4/2021 a 21 horas de 8/4/2021. O período de 12 horas vai de 9 horas até 21 horas de 8/4/2021.

Foto: Climatempo

Volume de chuva na região de Salvador entre 7 e 8 de abril de 2021

Chuva no litoral norte da Bahia

Essas áreas de instabilidade ainda devem atuar com força também no litoral norte da Bahia. Já o litoral sul baiano também tem chuva, porém com moderada intensidade.

Além das áreas litorâneas tem previsão de chuva nesta sexta-feira para a Chapada Diamantina, para o Planalto da Conquista e para as áreas de sertão, entre Juazeiro e as áreas de divisa com Alagoas e Sergipe.

Para as outras áreas da Bahia, como Vale do São Francisco e Oeste baiano, a previsão é de uma sexta-feira com sol e algumas nuvens, sem condições para chuva.

Foto: Climatempo

Nuvens carregadas no litoral da Bahia

Tempo seco predomina na Bahia no fim de semana

Durante o fim de semana, 10 e 11 de abril, o sol, o calor e o tempo seco vão predominar sobre a Bahia. Praticamente todo o estado fica sem chuva. Há previsão de chuva para a faixa litorânea, porém com fraca a moderada intensidade. Tanto no sábado quanto no domingo, também deve chover em Salvador, mas sem o risco de tempestades como ontem.

Outras áreas do Nordeste

Durante esta sexta-feira, 9 de abril, e no fim de semana, há condições para chuva em quase todas as áreas da Região Nordeste.

Nesta sexta-feira não deve chover no centro-sul do Piauí, no sertão do Ceará e da Paraíba e no extremo sul do Maranhão. Pancadas de chuva moderadas a fortes podem acontecer em Teresina e no centro-norte do Piauí e também nas demais áreas do Maranhão, incluindo a região de São Luís.

Fim de semana

No sábado, 10 de abril, o tempo seca no sertão do Pernambuco e em áreas no sertão da Paraíba e do Ceará. O centro-sul do Piauí e o sul do Maranhão permanecem sem chuva.

Para o domingo, 11, a previsão é de tempo seco apenas no sul do Piauí e na região de Petrolina, no sertão de Pernambuco. As demais áreas do Piauí, os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, as demais áreas do Pernambuco, Sergipe, Alagoas e o Maranhão voltam a ter pancadas de chuva que podem ser moderadas a fortes em alguns momentos.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade