PUBLICIDADE

Tempo úmido e quente no Sudeste no feriado

Pancadas de chuva continuam a ocorrer em todos os estados e áreas de instabilidade ganham força no sábado.

1 nov 2018 - 22h05
Compartilhar
Exibir comentários

O feriado prolongado pelo dia de Finados, 2 de novembro, será com características típicas de primavera na Região Sudeste Brasil. Nuvens carregadas crescem em toda a Região nos próximos dias por causa do calor e da grande disponibilidade de umidade. As condições para chuva são altas nos três dias do feriado prolongado em todos os estados. O risco de tempestades diminui nesta sexta-feira, 2 de novembro, mas  áreas de instabilidade ganham força novamente no sábado e as condições para temporais voltam a aumentar.

É neste fim de semana que começa o Brasil entra no horário de verão. À meia-noite do sábado, 3 de novembro, na virada para domingo, os relógios devem ser adiantados em 1 horas em muitos estados brasileiros. Mas a mudança para o horário de verão não interfere nas condições do tempo!

Feriado com ar abafado no Sudeste

Nesta sexta-feira, feriado de Finados, uma frente fria passa pelo litoral sul do Espírito Santo, mas sua massa de ar frio veio fraca e não consegue esfriar o Sudeste. A sensação de calor e de abafamento predominam na Região. O dia é fresco no leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral paulista, e nas áreas serranas do Rio de Janeiro, no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira.

Quase toda a Região terão períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes. Chove fraco na Grande São, no litoral paulista e no litoral do Rio de Janeiro.

Fim de semana

O sábado será mais quente em todo o Sudeste e a umidade continua elevada. As áreas de instabilidade se intensificam novamente sobre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.  As pancadas de chuva voltam a ocorrer preferencialmente à tarde e à noite, porém mais volumosas e persistentes do que na sexta-feira. O risco de temporais é maior inclusive nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

As áreas de instabilidade enfraquecem no espírito santo permitindo maiores períodos com sol. As pancadas de chuva devem se concentrar pelo interior do estado.

No domingo, 4 de novembro, a formação de uma frente fria no litoral do Sudeste mantém as áreas de instabilidade sobre a Região. A chuva enfraquece e a temperatura diminui no leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral paulista,  na cidade do Rio de Janeiro e no centro-sul fluminense. As demais regiões do Sudeste ainda podem ter pancadas de chuva moderadas as fortes.

Foto: Climatempo

Foto de Valéria Marques, Campos dos Goytacazes (RJ)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade