PUBLICIDADE

Climatempo

Tempo seco predomina no Brasil, mesmo com avanço de frente fria

Ar frio polar começa a se espalhar sobre Sul do Brasil, MS e SP. Confira onde a frente fria poderá provocar chuva.

12 mai 2021 - 07h16
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Paramirim (BA), por Flávio Santos

Nebulosidade sobre o Brasil

As nuvens de uma nova frente fria se espalham entre o Mato Grosso do Sul, o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, e também pelo litoral da Região Sul do Brasil. No decorrer desta quarta-feira, 12 de maio, as áreas de instabilidade desta frente fria vão avançar sobre parte do estado de São Paulo.

O ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e também sobre São Paulo fazendo a temperatura baixar. Nas demais áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar seco predomina dificultando a formação de grandes nuvens. Essa massa de ar seco está ganhando força pelo interior do Nordeste,  onde a nebulosidade também está diminuindo.

Nuvens carregadas continuam crescendo na costa norte do Nordeste e também sobre várias áreas da Região Norte do Brasil, sobre o Tocantins, no centro-sul do Pará e sobre Rondônia.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 12/5/2021- quarta-feira

Quarta-feira fria no Rio Grande do Sul e há condições para geada na Campanha gaúcha ao amanhecer. O sol aparece forte em todo o Rio Grande do Sul, mas ainda pode chover um pouco pela manhã na região serrana.

Na região de Foz do Iguaçu, no centro-oeste e sul de Santa Catarina, também pode chover um pouco na madrugada e pela manhã, mas depois o tempo vai secando e o sol aparece. Nas outras áreas de Santa Catarina e sobre o Paraná, o tempo fica instável, com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer hora. Alerta para chuva volumosa na grande Curitiba e no leste do Paraná e também na região de Florianópolis.

Uma frente fria faz a nebulosidade aumentar sobre São Paulo e há condições para chuva no centro, sul e leste do Estado, incluindo a grande São Paulo. Alerta para chuva volumosa no litoral paulista. Na capital paulista e na Baixada Santista só deve chover a partir da tarde.

Nas demais áreas da Região Sudeste o sol aparece forte e faz calor. Há condições para pancadas de chuva à noite em algumas áreas do Grande Rio, inclusive na cidade do Rio de Janeiro. O sol e o calor predominam na maior parte do dia no estado do Rio de Janeiro e também no Espírito Santo e em Minas Gerais.

Uma frente fria provoca muita nebulosidade sobre o centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Pode chover um fraco no sul do estado. A temperatura cai no estado com a entrada de ar frio. A fronteira de Mato Grosso com a Bolívia também sente a entrada do ar frio e tem queda de temperatura. As demais áreas do Centro-Oeste têm sol forte.

.

Quase todo Nordeste tem uma quarta-feira com muito sol. Atenção para pancadas de chuva em Sergipe e Alagoas, no leste de Pernambuco, da Paraíba, no Rio Grande do Norte e na faixa litorânea do Ceará ao Maranhão.

Na Região Norte do Brasil, sol e tempo seco em quase todo o Tocantins. Chove apenas no extremo norte do estado. Tempo seco também no sul de Rondônia. Em todas as outras áreas da Região Norte, o tempo permanece instável com muitas pancadas de chuva e períodos com solo.

Alertas meteorológicos para 12/5/2021

Alerta para temporais no litoral norte de  Santa Catarina, no Vale do Itajaí, no centro-leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba, no sul e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo.

Atenção para chuva moderada a forte com raios no centro-norte do Paraná, na região de Florianópolis, na região de Campinas e no Vale do Paraíba, regiões do estado de São Paulo.

Alerta para temporais em Roraima, no Amapá, no norte do Pará e no norte do Amazonas. As capitais Boa Vista, Macapá, Manaus e Belém estão sujeitas a pancadas de chuva de forte intensidade.

Atenção para chuva moderada a forte e raios no centro-sul e oeste do Amazonas, Acre, norte de Rondônia, no oeste e centro-norte do Pará.

Alerta para temporais na faixa litorânea entre o Maranhão e o Ceará e também entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Aa capitais São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa e estão sujeitos a temporais.

Atenção para chuva moderada a forte no leste de Pernambuco, incluindo Recife.

Alerta para chuva forte e volumosa em Maceió e no litoral de Sergipe.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade