PUBLICIDADE

Tempo seco favorece colheita de algodão no Mato Grosso

Segunda quinzena de setembro terá mais chuva?

14 set 2017 - 11h15
(atualizado às 23h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A colheita do algodão no Mato Grosso, que se iniciou entre o fim de julho e o começo de agosto, está sendo favorecida pelo sol e tempo seco. Embora a área de plantação no estado tenha sido menor em 2017, em relação ao ano passado, a expectativa é de que a produção seja 23,3% maior, segundo dados do 11° Congresso Brasileiro do Algodão.

O pesquisador Jorge Lulu, da Embrapa Agrossilvipastoril do Mato Grosso, afirma que a seca nos últimos meses ajudou bastante a colheita do algodão e de outros produtos. "Em junho não choveu quase nada na Região Centro-Oeste e isso favoreceu bastante algumas plantações", conta. Jorge explica ainda o porquê da baixa precipitação beneficiar o algodão nesta época do ano. "Na colheita, a chuva prejudica as lavouras, pois pode danificar as fibras, então a seca foi boa para os produtores".

Foto: Climatempo

A meteorologista da Climatempo Camila Ramos afirma que a tendência é de tempo seco em Mato Grosso na maior parte deste mês de setembro, o que continuará favorecendo a colheita. "Apenas na segunda quinzena é que começam a ocorrer algumas pancadas de chuva mais significativas no oeste do estado".

Receba uma análise do volume de chuva para a área produtora. Clique aqui

Veja também: Ainda podemos ter La Niña em 2017?

El Niño e La Niña: a história contada desde o início

Informação meteorológica é necessária na hora de tomar a decisão? Saiba mais sobre o volume de chuva e quantidade de nuvens previstas na sua região agrícola. Clique aqui

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade