PUBLICIDADE

Tempo extremamente seco na maior parte do BR

Atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar em grande parte do país. Litoral do Nordeste segue em atenção para chuva forte.

24 mai 2022 04h57
ver comentários
Publicidade

Nebulosidade sobre o Brasil

A maioria das áreas do Brasil está com pouco ou nenhuma nebulosidade devido à baixa umidade do ar. Uma grande massa de ar seco se estabeleceu sobre o país após a passagem da forte massa de ar frio de origem polar na semana passada, que causou o frio intenso.

Nuvens carregadas de uma Onda de leste se espalham pela costa leste do Nordeste e um grande volume de chuva está sendo esperado. Outras nuvens carregadas crescem no extremo norte do Brasil devido à proximidade com a Zona de Convergência Intertropical.

Foto: Climatempo

Foto: São Paulo (SP), por Patricia Vieira

Previsão do tempo para 24/05/2022 - terça-feira

A maioria das áreas do Brasil passa esta terça-feira com muito sol, poucas nuvens e sem condições para chuva.

A aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva à noite no sudoeste gaúcho, onde fica a cidade de Uruguaiana. Mesmo com a presença do sol ao longo do dia, algumas pancadas de chuva fracas podem ocorrer, a qualquer hora, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio de Janeiro.

A temperatura está em elevação, mas a madrugada e o início da manhã ainda são frios no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do país.

Na Região Nordeste, o tempo fica instável, com muitas nuvens e condições para fortes pancadas de chuva no norte do Maranhão e do Piauí, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em Pernambuco também chove, exceto no sertão do Ouricuri. Sergipe, Alagoas, Recôncavo Baiano e litoral norte da Bahia também pode chover forte. O litoral central e sul da Bahia podem ter chuva moderada a fraca.

Na Região Norte do Brasil, esta terça-feira as pancadas de chuva ocorrem no Acre, no Amazonas, exceto no sudeste do estado, em Roraima, no Amapá, no Pará e na divisa do Tocantins com o Pará.

Alertas meteorológicos para 24/05/2022 - terça-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Rio Branco, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.

Alerta para temporais no litoral da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas.

Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no extremo noroeste e oeste do Amazonas, no Acre, em Roraima, no Amapá, no extremo norte do Pará, no litoral do Maranhão e do Piauí, no norte, centro e leste do Ceará, no Rio Grande do Norte, no interior da Paraíba, no centro e leste de Pernambuco, no interior de Alagoas e de Sergipe, exceto no sertão.

Alerta para ar muito seco, com o nível de umidade entre 11% e 20% de sudoeste de Goiás, centro, sul e sudeste de Mato Grosso e no norte de Mato Grosso do Sul

Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21 e 30% no centro, oeste e norte de Mato Grosso, no Tocantins (exceto no norte do estado), no extremo sul do Piauí, no oeste e sudoeste da Bahia, no noroeste, oeste, centro e sul de Minas Gerais, no estado de São Paulo (exceto no litoral), no oeste e norte do Paraná, em Mato Grosso do Sul (exceto no norte do estado)

Climatempo
Publicidade
Publicidade