PUBLICIDADE

Tempestade tropical Surigae ganha força

Nos próximos dias, a tormenta dirige-se para noroeste e pode ser considerado tufão de categoria 4 ao se aproximar do leste das Filipinas

15 abr 2021
12h49 atualizado às 15h37
0comentários
12h49 atualizado às 15h37
Publicidade

A tempestade tropical Surigae, que se formou ontem (14) no Oceano Pacífico Noroeste próxima às ilhas Palau, está ganhando força rapidamente. Nesta quinta-feira (15), o sistema mantém ventos de 90 km/h e há alertas para chuvas, ventos fortes e agitação marítima em Koror.

Fonte: NOAA

As últimas simulações indicam que deverá se tornar tufão na próxima madrugada com ventos de 120 km/h a categoria 1 na escala Saffir-Simpson de classificação de furacões, que vai de 1 a 5.

Nos próximos dias, a tormenta dirige-se para noroeste e pode ser considerado tufão de categoria 4 com ventos de até 213 km/h no próximo dia 18 de abril, à medida que se aproxima do leste das Filipinas.

Foto: Climatempo

Trajetória atual projetada para a tempestade tropical Surigae. (Mapa CWB)

A condição mais provável é de que Surigae rume para norte ao se aproximar das Filipinas e o sistema pode desencadear chuvas expressivas para o arquipélago.

De acordo com o Central Weather Bureau (CWB), Surigae não deve impactar diretamente Taiwan e provavelmente chegará mais perto do país no domingo (18) ou na segunda-feira (19 de abril).

Colaborou Patricia Vieira, técnica em meteorologia

Climatempo
Publicidade
Publicidade