PUBLICIDADE

Tempestade Tropical Nepartak atinge o Japão semana que vem

Estão previstos acumulados entre 40 e 150mm no centro-norte do país. Confira!

23 jul 2021 14h08
| atualizado às 14h26
ver comentários
Publicidade

Foto: NOAA

Neste início de sexta-feira (23) se desenvolveu uma depressão tropical no Oceano Pacífico, próximo do Tufão In-Fa e um pouco afastada do Japão, e ainda nesta manhã virou uma tempestade tropical, de nome "Nepartak".

Foto: Climatempo

Imagem: NOAA -  Tempestade Tropical Nepartak - 23 de julho de 2021

Nos próximos dias essa tempestade continua ativa, com ventos variando entre 63 e 118km/h.

Havia divergência entre os modelos, alguns apontavam como um ciclone tropical e outros como ciclone subtropical, ou seja, seria tempestade tropical ou subtropical.

Na última atualização concluiu-se como ciclone tropical, porém nas antigas rodadas havia previsão de um ciclone tropical, com tendência para se tornar um tufão.

Previsão de chuva forte nos próximos dias

Esta tempestade tropical se intensificará e atingirá o Japão nos próximos dias, precisamente a partir da segunda-feira, 26 de julho,  no centro norte do país.

Vale salientar que já no final do domingo, dia 25 de julho, causará pancadas fortes de chuva e rajadas de vento no país. A chuva vai durar até a quarta-feira (28) no Japão.

Estão previstos acumulados entre 40 e 150mm no centro-norte do país até o dia 28 de julho, ressalta-se que os mais de 100mm serão observados mais ao norte do país, mas não se descarta que pontos da região de Tóquio acumulem valores em torno de 100mm. As áreas mais atingidas serão Fukushima, Tochigi, Ibarali, Tóquio, Gunma, Ibaraki.

Atenção também às ondas do mar, de mais de 5 metros de altura na costa do japão a partir do domingo, 25 de julho.

Esta tempestade se formou devido à temperatura da superfície do mar entre 28 e 30,0°C, a pouca variação do vento em altitude (a falta do cisalhamento do vento) e mais a Oscilação Madden Julian estar entre as fases 5 e 6, e de forte intensidade, que ajuda na formação e intensificação de ciclones tropicais nessa região da Ásia.

Climatempo
Publicidade
Publicidade